Desenvolvimento de podcasts educativos para a educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-67219Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, População idosa, Podcast, Letramento digital, Ensino a distânciaResumo
A pandemia de COVID-19 evidenciou a necessidade de ampliação de práticas letradas digitais no país, sobretudo para a população idosa que ficou isolada por longo período. O presente relato tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas para mitigar os efeitos da ausência de contato presencial em aulas oferecidas à população idosa atendida pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) promovido pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto. As atividades foram desenvolvidas por meio de videoaulas e podcasts criados para veicular conteúdos sobre Matemática básica e Língua Portuguesa voltados à alfabetização digital. Foram criados nove episódios de videoaulas e dez episódios de podcasts e enviadas instruções aos alunos sobre como acessar essas mídias na internet. O desenvolvimento desse material foi articulado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade – da Organização das Nações Unidas. O desenvolvimento do material didático beneficiou diretamente a licencianda bolsista do projeto, pois ela adquiriu habilidades para sua futura prática docente, e, principalmente, a população atendida pelo PEJA-Rio Preto, além da comunidade local, que ampliou suas práticas letradas digitais e tiveram acesso gratuito a conteúdos da educação básica durante o período de isolamento social.
Downloads
Referências
AÇÃO EDUCATIVA. Coleção Viver, Aprender: Alfabetização. São Paulo: Global, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
CRUZ, S. C. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. A. (org.). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009. p. 65-80. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
LEE, M. J. W.; MCLOUGHLIN, C.; CHAN, A. Talk the talk: learner-generated podcasts as catalysts for knowledge creation. British Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 3, n. 39, 2008. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2007.00746.x. Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1467-8535.2007.00746.x. Acesso em: 13 jun. 2022.
MCGARR, O. A review of podcasting in higher education: its influence on the traditional lecture. Australasian Journal of Educational Technology, Queensland, v. 25, n. 3, 2009. DOI: 10.14742/ajet.1136. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/1136. Acesso em: 13 jun. 2022.
ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 12 jan. 2023.
SDS-SP. Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Centro de Convivência do Idoso. Portal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. São Paulo, 2022. Disponível em: http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/. Acesso em: 19 set. 2022.
VILLELA, F. F. A formação de professores de educação de jovens e adultos no PEJA-Rio Preto: um caleidoscópio de possibilidades. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 9, n. 18, 2016. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/862. Acesso em: 10 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Colombari de Salles Roselino, Luciani Ester Tenani , Fabio Fernandes Villela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.