Idosos na Educação de Jovens e Adultos

construção de cartilha de divulgação da EJA para o idoso

Autores

  • Lidianne Salvatierra Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-75002

Palavras-chave:

Educação de Adultos, Educação Básica, Evasão Escolar, Extensão Educacional

Resumo

Este trabalho buscou relatar a presença de idosos cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, com isso, confeccionar um produto para incentivar o conhecimento sobre essa modalidade de ensino. Consequentemente, objetivou também o aumento de matrículas de idosos nela. Como metodologia, foram realizadas visitas in loco nas escolas municipais de Araguaína (TO), bem como entrevistas com alunos idosos e professores. Por fim, também foram solicitadas para os órgãos governamentais de ensino as informações oficiais sobre os números gerais da presença dos idosos na EJA. Os resultados apontaram uma baixa presença desse grupo e resultaram na confecção da Cartilha do Idoso – EJA como produto de extensão. A cartilha apresenta as dez principais perguntas básicas, que foram coletadas a partir das falas dos idosos sobre a EJA. A cartilha pode ser utilizada como instrumento de divulgação da modalidade e aumento de acesso à educação para esse grupo de pessoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lidianne Salvatierra, Universidade Federal do Tocantins

    Doutora em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil; pós-doutoral pela Universidade de Roraima, Brasil; professora na Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Referências

ALMEIDA, A. P.; MARINHO, R. S.; FERREIRA, V. B. As contribuições da educação para a vida do idoso: um estudo com idosos da EJA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Instituto de Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://bib.pucminas.br:8080/pergamumweb/vinculos/00005a/00005aa5.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

ARROYO, M. G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. C.; GOMES, N. L. (org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-52.

BASTOS, A. S.; SOUZA, E. C. História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 5, n. 10, p. 45-64, 2017. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4407. Acesso em: 7 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação de Jovens e Adultos: informações sobre a modalidade EJA. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/eja. Acesso em: 15 maio 2022.

CAVALCANTI, E. W. O.; BARBOSA, M. R.; TAVARES, N. P. O lugar da velhice na formação de professores da EJA: análise de conhecimentos em gerontologia. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 28, n. 56, p. 1-27, 2024. DOI 10.26694/rles.v28i56.4071. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/4071. Acesso em: 10 mar. 2025.

COURA, I. G. M.; EITERER, C. L.; SOARES, L. J. G. A EJA pelo olhar de estudantes idosos: as motivações para estudar nessa fase da vida. Teias, Rio de Janeiro, v. 24, p. 289-302, abr./jun. 2023. DOI 10.12957/teias.2023.65894. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/65894. Acesso em: 24 ago. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, DF, 2023a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: dados e estatísticas sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Brasília, DF, 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 15 maio 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Apresentação Coletiva do Censo Escolar 2022: Divulgação dos resultados. Brasília, DF, 2023c. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

LANZARIN, J. A Terceira idade na EJA: o idoso e a tecnologia no ambiente escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias, Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, 2016. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/61/JANE-LANZARIN.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 maio 2022.

MEDEIROS, M.; BARBOSA, R. J.; CARVALHAES, F. Texto para Discussão (TD) 2447: Educação, desigualdade e redução da pobreza no Brasil. Brasília, Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 1990. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9100/1/td_2447.pdf. Acesso em: 10 mar. 2025.

MORAIS, C. G. B. Inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos: um caminho para a humanização? Omnia Sapientiae, Mossoró, v. 1, n. 1, p. 53-69, ago./nov. 2021. DOI 10.29327/240437.1.1-4. Disponível em: https://revistas.catolicadorn.com.br/omnia/article/view/13. Acesso em: 24 ago. 2024.

OBSERVATÓRIO DA EPT. Fundação Itaú, Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Instituto de Pesquisas Datafolha, Rede Conhecimento Social e Conhecimento Social Estratégia e Gestão. Juventudes fora da escola (Sumário Executivo), 2024. Disponível em: https://observatorioept.org.br/conteudos/juventudes-fora-da-escola. Acesso em: 25 ago. 2024.

OLIVEIRA, R. C. S. Velhice: teorias, conceitos e preconceitos. A Terceira Idade, São Paulo, v. 13, n. 25, p. 37-52, ago. 2002. Disponível em: https://portal.sescsp.org.br/online/artigo/8294_VELHICE+TEORIAS+CONCEITOS+E+PRECONCEITOS. Acesso em: 10 mar. 2025.

SANTOS, D. H. B. et al. Reflexões acerca dos desafios, perspectivas e metodologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, 2015, Arapiraca. Anais [...]. Arapiraca: UFAL, 2015.

SILVA, P. L.; ARAÚJO, A. V. As metodologias utilizadas por profissionais da EJA: uma reflexão a partir do Estágio Supervisionado III. In: SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, 10., 2016, Rio Branco. Anais [...]. Rio Branco: UFAC, 2016.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SALVATIERRA, Lidianne. Idosos na Educação de Jovens e Adultos: construção de cartilha de divulgação da EJA para o idoso. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 147–158, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-75002. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/75002. Acesso em: 10 jul. 2025.