Reflexões sobre a educação médica e extensão universitária
experiências de um projeto de extensão paulistano
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-74069Palavras-chave:
Educação médica, Extensão universitária, Extensão popular, Relação comunidade-instituiçãoResumo
A extensão universitária (ExU) é definida pelo Ministério da Educação (MEC) como um processo multidisciplinar que integra fatores educacionais, culturais, científicos e tecnológicos. Seu objetivo é promover parcerias dialógicas e horizontalizadas na troca de conhecimento entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os segmentos da sociedade civil. Assim, este trabalho busca compreender o conhecimento em torno de conceitos relacionados à educação médica, bem como à extensão universitária e popular, por parte de alunos/as de Medicina. Eles/as participaram de um programa de extensão na cidade de Aparecida, em São Paulo (SP), no Brasil, em janeiro de 2023. Trata-se de um estudo transversal de natureza qualitativa e quantitativa, com dados coletados por meio de um questionário autoaplicável. Entre as 62 respostas incluídas, 83,87% afirmaram ter conhecimento sobre o conceito de um projeto de extensão universitário, e 45,16% declararam conhecer o tripé universitário. Nesse contexto, não houve diferença significativa entre o nível de conhecimento sobre educação e extensão em relação à turma, idade ou sexo dos/das participantes. Entre as motivações para participar, preponderou a perspectiva assistencial em saúde e o aprimoramento técnico dos/as alunos/as. A maioria deles/as enxerga a extensão sob um viés assistencialista, divergindo do que é preconizado pela extensão popular.
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