O uso do podcast Saúde nos Eixos como estratégia de educação em saúde

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-74061

Palavras-chave:

Saúde Pública, Podcast, Relato de experiência

Resumo

O uso de meios de comunicação digital na divulgação do conhecimento em saúde é essencial na contemporaneidade, ao promover a democratização desses saberes e estabelecer uma relação mais horizontal entre a universidade pública e a comunidade circundante. Nesse sentido, a disciplina do Eixo Integrador no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferece uma oportunidade valiosa para intervenções educativas por meio das tecnologias digitais. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos discentes da UFMA no projeto de extensão “Saúde nos Eixos”, cujo propósito foi o desenvolvimento de um podcast dedicado à educação em saúde. Trata-se de um relato de experiência descritivo, de abordagem qualitativa. O podcast, ancorado na plataforma de streaming Spotify, discutiu temas relevantes sobre saúde, combinando rigor técnico com linguagem acessível. Assim, foram produzidos dois episódios em estrutura de entrevista e diálogo informativo, que versaram acerca da evolução da relação médico-paciente na era digital e a esporotricose, respectivamente. A experiência do projeto “Saúde nos Eixos” demonstra o potencial dos podcasts para democratizar o conhecimento em saúde, conectando a universidade com a comunidade. Além disso, ela destaca a importância de estudos mais aprofundados para avaliar o seu impacto educacional.

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Biografia do Autor

  • Carine Novaes Paes Leme, Universidade Federal do Maranhão

    Graduanda em Medicina na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

  • Isabella Barreto Froz , Universidade Federal do Maranhão

    Graduanda em Medicina na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

  • Gilvan da Silva Magalhães Junior , Universidade Federal do Maranhão

    Graduando em Medicina na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

  • Gabriel Sant'anna Brito e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduando em Medicina na Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

  • Michelline Joana Tenório Albuquerque Madruga Mesquita , Universidade Federal do Maranhão

    Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Maranhão, Brasil; professora na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

LEME, Carine Novaes Paes; FROZ , Isabella Barreto; MAGALHÃES JUNIOR , Gilvan da Silva; SILVA, Gabriel Sant'anna Brito e; MESQUITA , Michelline Joana Tenório Albuquerque Madruga. O uso do podcast Saúde nos Eixos como estratégia de educação em saúde: um relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 214–223, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-74061. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/74061. Acesso em: 10 jul. 2025.