O uso do podcast Saúde nos Eixos como estratégia de educação em saúde
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-74061Palavras-chave:
Saúde Pública, Podcast, Relato de experiênciaResumo
O uso de meios de comunicação digital na divulgação do conhecimento em saúde é essencial na contemporaneidade, ao promover a democratização desses saberes e estabelecer uma relação mais horizontal entre a universidade pública e a comunidade circundante. Nesse sentido, a disciplina do Eixo Integrador no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferece uma oportunidade valiosa para intervenções educativas por meio das tecnologias digitais. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos discentes da UFMA no projeto de extensão “Saúde nos Eixos”, cujo propósito foi o desenvolvimento de um podcast dedicado à educação em saúde. Trata-se de um relato de experiência descritivo, de abordagem qualitativa. O podcast, ancorado na plataforma de streaming Spotify, discutiu temas relevantes sobre saúde, combinando rigor técnico com linguagem acessível. Assim, foram produzidos dois episódios em estrutura de entrevista e diálogo informativo, que versaram acerca da evolução da relação médico-paciente na era digital e a esporotricose, respectivamente. A experiência do projeto “Saúde nos Eixos” demonstra o potencial dos podcasts para democratizar o conhecimento em saúde, conectando a universidade com a comunidade. Além disso, ela destaca a importância de estudos mais aprofundados para avaliar o seu impacto educacional.
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