Neuroblitzes
uma estratégia efetiva para a promoção da neurociência junto a estudantes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-73976Palavras-chave:
Ciência, Cérebro, Escola, Extensão UniversitáriaResumo
A divulgação da neurociência para escolares é fundamental para a ampliação do entendimento do funcionamento do cérebro e seus impactos na aprendizagem e no comportamento, além de despertar o interesse por áreas científicas e potencializar a educação para a saúde. Nesse sentido, este artigo relata as ações realizadas durante as Neuroblitzes de 2023, uma iniciativa de divulgação da neurociência junto a estudantes da educação básica, promovida pelo Programa de Extensão Universitária POPNEURO, da UNIPAMPA. Este estudo objetivou relatar as ações de divulgação em neurociência e avaliar seu impacto na compreensão dos estudantes sobre diversos tópicos relacionados à área. Assim, a equipe executora envolveu uma professora neurocientista e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Educação, Saúde e Ciências Biológicas. Utilizando um método que integra teoria e prática, as atividades foram adaptadas e implementadas por meio de explicações teóricas seguidas por atividades práticas. A eficácia das Neuroblitzes foi avaliada por meio da aplicação de questionários com afirmações verdadeiras ou falsas sobre o tema. Finalmente, os resultados destacam a importância da abordagem ativa na educação, sugerindo que as Neuroblitzes foram eficazes não apenas na melhoria do conhecimento neurocientífico dos estudantes, mas no desenvolvimento profissional dos estudantes universitários que aplicaram as ações.
Downloads
Referências
ALHAWITI, N. M. The influence of active learning on the development of learner capabilities in the College of Applied Medical Sciences: mixed-methods study. Advances in Medical Education and Practice, Auckland, v. 14, p. 87-99, 2023. DOI 10.2147/AMEP.S392875. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36777920/. Acesso em: 20 dez. 2024.
ALMEIDA, S. M. V.; BARBOSA, L. M. V. Curricularização da extensão universitária no ensino médico: o encontro das gerações para humanização da formação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. sup. 1, p. 672-680, 2019. DOI 10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/DfkjtF6SgYzNFZKKXYLp85g/. Acesso em: 20 dez. 2024.
ARRUDA-BARBOSA, L. et al. Extension programs as a tool to bridge the gap between university and high school. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 316-327, out./dez. 2019. DOI 10.1590/198053146465. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742019000400316&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2024.
BASSO, D.; COTTINI, M. Cognitive neuroscience and education: not a gap to be bridged but a common field to be cultivated. Sustainability, Switzerland, v. 15, n. 2, p. 1-13, 2023. DOI 10.3390/su15021628. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/2/1628. Acesso em: 20 dez. 2024.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 dez. 2024.
CARBONI, A.; MAICHE, A.; VALLE-LISBOA, J. C. Teaching the science in neuroscience to protect from neuromyths: from courses to fieldwork. Frontiers in Human Neuroscience, Switzerland, v. 15, p. 1-11, 2021. DOI 10.3389/fnhum.2021.718399. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/human-neuroscience/articles/10.3389/fnhum.2021.718399/full. Acesso em: 20 dez. 2024.
DEKKER, S. et al. Neuromyths in education: prevalence and predictors of misconceptions among teachers. Frontiers in Psychology, Switzerland, v. 3, p. 1-8, 2012. DOI 10.3389/fpsyg.2012.00429. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2012.00429/full. Acesso em: 20 dez. 2024.
DUBINSKY, J. M. et al. Contributions of neuroscience knowledge to teachers and their practice. Neuroscientist, Baltimore, v. 25, n. 5, p. 394-407, out. 2019. DOI 10.1177/1073858419835447. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30895863/. Acesso em: 20 dez. 2024.
FALCÃO, N. M.; CALDAS, E. C. R. Diálogos sobre a escolha profissional: a aproximação entre o estudante da escola pública de ensino médio e a universidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 9, n. 3, p. 147-156, 2018. DOI 10.24317/2358-0399.2018v9i3.8185. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/8185. Acesso em: 20 dez. 2024.
FILIPIN, G. E. et al. Popularizando a neurociência em escolas públicas através da exibição de filmes seguida por rodas de conversa. Cataventos, Cruz Alta, v. 8, n. 1, p. 61-73, 2016. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/cataventos/issue/view/34. Acesso em: 20 dez. 2024.
FILIPIN, G. E.; ALTERMANN, C. D. C.; MELLO-CARPES, P. B. O cérebro vai ao parque: uma estratégia de popularização da neurociência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 155-163, 2015. DOI 10.14393/REE-v14n22015_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/29731. Acesso em: 20 dez. 2024.
FILIPIN, G. et al. Neuroblitz: uma proposta de divulgação da neurociência na escola. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 69-76, 2014. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1098. Acesso em: 20 dez. 2024.
HACHEM, M.; DAIGNAULT, K.; WILCOX, G. Impact of educational neuroscience teacher professional development: perceptions of school personnel. Frontiers in Education, Switzerland, v. 7, p. 1-9, 2022. DOI 10.3389/feduc.2022.912827. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2022.912827/full. Acesso em: 20 dez. 2024.
LEISMAN, G. Neuroscience in education: a bridge too far or one that has yet to be built: introduction to the “Brain Goes to School”. Brain Sciences, Switzerland, v. 13, n. 1, p. 1-5, 2023. DOI 10.3390/brainsci13010040. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3425/13/1/40. Acesso em: 20 dez. 2024.
LIMA, K. R. et al. Divulgação da neurociência através de um informativo online: uma análise dos temas com maior engajamento. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 14, n. 2, p. 165-177, 2023. DOI 10.29327/2303474.14.2-4. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13131. Acesso em: 20 dez. 2024.
LIMA, K. R. et al. Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 3, p. 361-376, 2020. DOI 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11512. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512. Acesso em: 20 dez. 2024.
MACHADO, R. S. et al. The membrane potential puzzle: a new educational game to use in physiology teaching. Advances in Physiology Education, United States, v. 42, p. 79-83, 2018. DOI 10.1152/advan.00100.2017. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/epdf/10.1152/advan.00100.2017. Acesso em: 2 dez. 2024.
MAROPE, P. T. M. Brain science, education, and learning: making connections. Prospects, Switzerland, v. 46, n. 2, p. 187-190, 2016. DOI 10.1007/s11125-017-9400-2. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-017-9400-2. Acesso em: 20 dez. 2024.
MELLO-CARPES, P. B. et al. Experiências vivenciadas na manutenção do programa de extensão popneuro durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 350-361, jan./abr. 2021. DOI 10.15210/ee.v26i1.19597. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/19597. Acesso em: 20 dez. 2024.
MENDONÇA, L. T.; EKUNI, R. Using retrieval practice on learning with children: systematic literature review. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, v. 40, n. 1, p. 1-34, 2022. DOI 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.10664. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1427999. Acesso em: 20 dez. 2024.
MYSLINSKI, N. Why wait? Neuroscience is for everyone! eNeuro, United States, v. 9, n. 3, p. 1-4, jun. 2022. DOI 10.1523/ENEURO.0372-20.2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9224164/. Acesso em: 20 dez. 2024.
SURESAN, V. et al. The impact of outreach programs on academics development, personal development and civic responsibilities of dental students in Bhubaneswar city. Journal of Education and Health Promotion, Índia, v. 8, n. 1, p. 1-8, 2019. DOI 10.4103/jehp.jehp_56_19. Disponível em: https://journals.lww.com/jehp/fulltext/2019/08000/the_impact_of_outreach_programs_on_acaacadem.188.aspx. Acesso em: 20 dez. 2024.
TORRIJOS-MUELAS, M.; GONZÁLEZ-VÍLLORA, S.; BODOQUE-OSMA, A. R. The persistence of neuromyths in the educational settings: a systematic review. Frontiers in Psychology, Switzerland, v. 11, p. 1-18, jan. 2021. DOI 10.3389/fpsyg.2020.591923. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2020.591923/full. Acesso em: 20 dez. 2024.
WRENN, J.; WRENN, B. Enhancing learning by integrating theory and practice. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 258-265, 2009. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ899313.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karine Ramires Lima, Bruna Tarasuk Trein Crespo, Ana Luíza Trombini Tadielo, Luciano da Silva Junior, Pâmela Billig Mello Carpes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.