Plantas medicinais, saberes populares e relógio biológico do corpo humano
a vivência educativa de práticas terapêuticas em projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-73614Palavras-chave:
Plantas medicinais, Saberes populares, Relógio biológico do corpo humanoResumo
Em sintonia com a Agenda 2030, este projeto de ensino e extensão promoveu ações educativas no campo da saúde e das plantas medicinais, incentivando a troca de experiências entre profissionais, comunidade acadêmica e não acadêmica, a fim de promover a construção de uma rede colaborativa de aprendizagem nos territórios alvos. Essa iniciativa contribui para as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e os princípios da Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito prático, o projeto valoriza o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais na preparação de chás, xaropes, cremes, pomadas, tinturas e sabões artesanais, incentivando o uso natural e seguro dessas plantas. A construção de um relógio biológico didático, associando plantas medicinais aos horários de maior atividade dos órgãos do corpo humano, facilita o acesso da comunidade a informações sobre o cultivo e uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças específicas. Além disso, o projeto atende à demanda da região, promovendo a interação entre a universidade, a Pastoral da Saúde e a comunidade, integrando ensino, extensão e desenvolvimento social. As atividades práticas, como demonstrações de técnicas de cultivo e produção de mudas, identificação e manuseio de espécies, preparação de receitas culinárias e produtos de limpeza com plantas, e confecção de cremes para a pele, proporcionam um aprendizado prático e relevante para a comunidade.
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Referências
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