Ensino, pesquisa e extensão

ações para implementar avanços no desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-71670

Palavras-chave:

Educação sustentável, Extensão Universitária, Educação ambiental, Educação para o desenvolvimento sustentável

Resumo

A Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas, constitui um plano global para alcançar o desenvolvimento sustentável, contemplando diversas dimensões, entre elas a educação e a agricultura. Este trabalho aborda temas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável, à Educação Ambiental, à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, à Sustentabilidade e à Governança no contexto atual nacional e mundial. A fim de trazer contribuições para futuros estudos, assim como discussões que possam contribuir para o entendimento e possíveis inserções da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na graduação e pós-graduação no ensino privado. A educação é uma importante base para que haja êxito na implementação da Agenda 2030, por permear a sociedade de forma transformadora, gerando resultados que abrangem a redução das desigualdades, sendo que um ambiente inclusivo favorece o processo de aprendizagem, além de ser precursor de diversas tecnologias. A sustentabilidade do planeta depende da união de forças de políticas públicas e privadas, a fim de integrar aspectos econômicos, sociais e ambientais. Não se deve esperar que uma única política pública alcance todos os objetivos da Agenda 2030; diversas ações, medidas e políticas são necessárias. A participação ativa da sociedade civil é, portanto, fundamental para o alcance das metas propostas.

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Biografia do Autor

Thiago Alberto Ortiz, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil; com período sanduíche em Wageningen University, Holanda; professor da Universidade Paranaense, Campus Umuarama, Paraná, Brasil.

Silvia Graciele Hülse de Souza

Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil; professora da Universidade Paranaense, Campus Umuarama, Paraná, Brasil.

Franciely Ponce da Silva, Universidade Paranaense

Doutora em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu, São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Paranaense, Campus Umuarama, Paraná, Brasil.

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

ORTIZ, T. A.; SOUZA, S. G. H. de; SILVA, F. P. da. Ensino, pesquisa e extensão: ações para implementar avanços no desenvolvimento sustentável. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 52–70, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-71670. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71670. Acesso em: 14 out. 2024.