A ciência é pop
ações de popularização de ciências em diferentes espaços
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68063Palavras-chave:
Analfabetismo científico, Divulgação científica, Educação científica, Espaços formais, não formais e informais de ensinoResumo
Com o intuito de celebrar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foram promovidas ações, em diferentes espaços, voltadas para a comunidade em geral, bem como para estudantes da educação básica e do ensino superior. As ações ocorreram em ambiente virtual (circuito de mesas redondas); ambiente formal (escola de educação básica) e ambientes não formais (galeria de arte e praça pública). Por meio de exposições interativas, palestras e atividades práticas, este projeto rompeu barreiras entre ciência e sociedade, uma vez que houve engajamento do público em todas as atividades oferecidas. Sensibilizar indivíduos acerca do valor do conhecimento é desafiador, principalmente em um país onde o acesso à educação é escasso e a SNCT oportuniza a aproximação da ciência a diferentes nichos. Nesse contexto, oferecer atividades em diferentes espaços, de modo descentralizado, viabiliza o alcance a uma parcela mais significativa da sociedade e consolida a popularização científica como ferramenta para despertar o interesse pela ciência e inspirar jovens a considerarem carreiras nas áreas científicas e tecnológicas.
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