A ciência é pop

ações de popularização de ciências em diferentes espaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68063

Palavras-chave:

Analfabetismo científico, Divulgação científica, Educação científica, Espaços formais, não formais e informais de ensino

Resumo

Com o intuito de celebrar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foram promovidas ações, em diferentes espaços, voltadas para a comunidade em geral, bem como para estudantes da educação básica e do ensino superior. As ações ocorreram em ambiente virtual (circuito de mesas redondas); ambiente formal (escola de educação básica) e ambientes não formais (galeria de arte e praça pública). Por meio de exposições interativas, palestras e atividades práticas, este projeto rompeu barreiras entre ciência e sociedade, uma vez que houve engajamento do público em todas as atividades oferecidas. Sensibilizar indivíduos acerca do valor do conhecimento é desafiador, principalmente em um país onde o acesso à educação é escasso e a SNCT oportuniza a aproximação da ciência a diferentes nichos. Nesse contexto, oferecer atividades em diferentes espaços, de modo descentralizado, viabiliza o alcance a uma parcela mais significativa da sociedade e consolida a popularização científica como ferramenta para despertar o interesse pela ciência e inspirar jovens a considerarem carreiras nas áreas científicas e tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Juliana Rodrigues Caldeira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, Brasil; estágio p´ós-doutoral pela Universidade do Porto, Portugal; professora na Universidade Estadual de Goiás, Brasil.

Rosália Santos Amorim Jesuino, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília, Brasil; professora da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Talita Ferreira Marques Aguiar, Columbia Center for Translational Immunology - Columbia University Medical Center

Doutora em oncologia molecular pelo A.C Camargo Cancer Center, São Paulo, Brasil; com período sanduíche no Texas Childrens' Hospital, Estados Unidos; estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo, Brasil; pesquisadora associada na NYU Langone Health, Estados Unidos.

Hermógenes David de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor na Universidade Federal do Ceará, Brasil; pesquisador do Laboratório de Química Medicinal do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, Ceará, Brasil.

Referências

BARATA, G. Em revisão: o impacto da produção científica brasileira para o Brasil. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 67, n. 4, p. 6-8, 2015. DOI 10.21800/2317-66602015000400003. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252015000400003. Acesso em: 9 jan. 2023.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 1-12, 2010. DOI 10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/33484. Acesso em: 13 jan. 2023.

CALDEIRA, A. J. R.; SANTOS, M. J. Uso da história em quadrinhos como ferramenta de divulgação do conhecimento sobre Anisakis spp. e formas de prevenção da anisaquíase, em evento de divulgação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 686-703, 2022. DOI 10.29397/reciis.v16i3.2461. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2461. Acesso em: 11 jan. 2023.

CALDEIRA, A. J. R.; CALAÇA, F. J. S.; AYRES, F. M. F. A arte científica como

ferramenta na divulgação científica. In: PAULA, J. A. M.; AMARAL, V. C. S. (coord.). Métodos e técnicas aplicados na pesquisa interdisciplinar em saúde. Anápolis: Editora UEG, 2022. p. 535-552. Disponível em: https://cdn.ueg.edu.br/source/universidade_estadual_de_goias_306/noticias/59227/2022_Ebook_metodos_e_tecnicas_aplicados_na_pesquisa.pdf. Acesso em: 9 jan. 2023.

CASCAIS, M. D. G. A.; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal em ciências. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0702enf.pdf. Acesso em: 9 jan. 2023.

DANTAS, E. F. et al. Espaços não formais de ensino: possibilidades de divulgação científica e formação emancipatória. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v. 8, n. 2, p. 594-612, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4733/3141. Acesso em: 3 jan. 2023.

DIAS, D. F. et al. A educação nos espaços formais, não formais e informais no processo de ensino-aprendizagem. Intercursos, Ituiutaba, v. 16, n. 1, p. 13-18, 2017. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3664. Acesso em: 11 jan. 2023.

DINIZ, L. F. A. C.; SOUSA, G. M. C.; SOUZA, D. M. O. R. As instituições de ensino superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 140-159, 2021. DOI 10.14393/REP-2021-54250. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54250. Acesso em: 11 jan. 2023.

FERREIRA, L. C. et al. Desenvolvimento e utilização do jogo VetParasitoQuiz como estratégia de ensino gamificada para o ensino de Parasitologia Veterinária. Principia, João Pessoa, v. 1, n. 49, p. 114, 2020. DOI 10.18265/1517-03062015v1n49p114-121. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/3854/1349#:~:text=Atrav%C3%A9s%20do%20desenvolvimento%20e%20utiliza%C3%A7%C3%A3o,conhecimentos%2C%20estimular%20a%20busca%20por. Acesso em: 3 jan. 2023.

GUIMARÃES, M.; VASCONCELLOS, M. M. N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 27, p. 147-162, 2006. DOI 10.1590/S0104-40602006000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/p8y9Hr36xKxzYYLhGn4rG3q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 jan. 2023.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

LAFOLLETTE, M. Popularization of science. In: SLOTTEN, H. R. (org.). The Oxford encyclopedia of the history of american science, medicine, and technology. Oxford: University Press, 2014. Disponível em: https://www.oxfordreference.com/display/10.1093/acref/9780199766666.001.0001/acref-9780199766666. Acesso em: 9 jan. 2023.

MCTIC. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações. 20ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia. Disponível em: https://semanact.mcti.gov.br/. Acesso em: 9 jan. 2023.

MONTEIRO, M. Contribuições de uma farmácia universitária na semana nacional de ciências e tecnologia. Interfaces, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 366-376, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19072. Acesso em: 11 jan. 2023.

MOREIRA, I. C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão social, Brasília, v. 1, n. 2, p. 11-16 2006. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1512. Acesso em: 9 jan. 2023.

MYERS, G. Discourse studies of scientific popularization: questioning the boundaries. Discourse studies, Lancaster, v. 5, n. 2, p. 265-279, 2003. DOI 10.1177/1461445603005002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461445603005002006. Acesso em: 9 jan. 2023.

PEIXOTO, J. V. O.; FREITAS, S. R. S. Atividades lúdicas para a divulgação científica e o ensino de biologia em ambientes extraclasse. Educere, Umuarama, v. 23, n. 2, p. 529-546, 2023. DOI 10.25110/educere.v23i2.2023-001. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/educere/article/view/10382. Acesso em: 3 jan. 2023.

RAZUCK, F. B.; RAZUCK, R. C. R. Seriam as exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia museológicas? Latin American Journal of Development, [s. l.], v. 2, n. 5, p. 177-185, 2020. DOI 10.46814/lajdv2n5-005. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/63. Acesso em: 9 jan. 2023.

ROCHA, J. C.; ROCHA, L. C.; ROCHA, D. A. B. F. Ciência para redução das desigualdades: relato de experiência da SNCT do distrito criativo do Pelourinho. Revista Mbote, Salvador, v. 1, n. 1, p. 124-140, 2020. DOI 10.47551/mbote.v1i1.9386. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/mbote/article/view/9386. Acesso em: 9 jan. 2023.

SANTOS, S.; TERÁN, A. O uso da expressão espaços não formais no ensino de ciências. Revista Areté, Manaus, v. 6, n. 11, p. 1-15, 2017. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/68. Acesso em: 9 jan. 2023.

SOUSA, R. C. et al. #CiênciaÚtil: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 4, 2019. DOI 10.20873/uft.rbec.v4e6110. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/6110. Acesso em: 9 jan. 2023.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

CALDEIRA, A. J. R.; SANTOS AMORIM JESUINO, R.; FERREIRA MARQUES AGUIAR, T.; OLIVEIRA, H. D. de. A ciência é pop: ações de popularização de ciências em diferentes espaços. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 97–112, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-68063. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68063. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais