A ciência é pop

ações de popularização de ciências em diferentes espaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68063

Palavras-chave:

Analfabetismo científico, Divulgação científica, Educação científica, Espaços formais, não formais e informais de ensino

Resumo

Com o intuito de celebrar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foram promovidas ações, em diferentes espaços, voltadas para a comunidade em geral, bem como para estudantes da educação básica e do ensino superior. As ações ocorreram em ambiente virtual (circuito de mesas redondas); ambiente formal (escola de educação básica) e ambientes não formais (galeria de arte e praça pública). Por meio de exposições interativas, palestras e atividades práticas, este projeto rompeu barreiras entre ciência e sociedade, uma vez que houve engajamento do público em todas as atividades oferecidas. Sensibilizar indivíduos acerca do valor do conhecimento é desafiador, principalmente em um país onde o acesso à educação é escasso e a SNCT oportuniza a aproximação da ciência a diferentes nichos. Nesse contexto, oferecer atividades em diferentes espaços, de modo descentralizado, viabiliza o alcance a uma parcela mais significativa da sociedade e consolida a popularização científica como ferramenta para despertar o interesse pela ciência e inspirar jovens a considerarem carreiras nas áreas científicas e tecnológicas.

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Biografia do Autor

Andreia Juliana Rodrigues Caldeira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, Brasil; estágio p´ós-doutoral pela Universidade do Porto, Portugal; professora na Universidade Estadual de Goiás, Brasil.

Rosália Santos Amorim Jesuino, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília, Brasil; professora da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Talita Ferreira Marques Aguiar, Columbia Center for Translational Immunology - Columbia University Medical Center

Doutora em oncologia molecular pelo A.C Camargo Cancer Center, São Paulo, Brasil; com período sanduíche no Texas Childrens' Hospital, Estados Unidos; estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo, Brasil; pesquisadora associada na NYU Langone Health, Estados Unidos.

Hermógenes David de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor na Universidade Federal do Ceará, Brasil; pesquisador do Laboratório de Química Medicinal do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, Ceará, Brasil.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

CALDEIRA, A. J. R.; SANTOS AMORIM JESUINO, R.; FERREIRA MARQUES AGUIAR, T.; OLIVEIRA, H. D. de. A ciência é pop: ações de popularização de ciências em diferentes espaços. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 97–112, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-68063. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68063. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais