A construção do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”

Informe de experiencia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-67581

Palavras-chave:

Extensão, Ensino superior, Educação popular

Resumo

Democratizar o acesso ao ensino superior para além da oferta de vagas é um papel fundamental das universidades brasileiras. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência da dinâmica de organização, seleção e funcionamento do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato, criado e desenvolvido por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O curso se desenvolve com aulas ao longo de um ano letivo de trabalho, sendo estruturado e desenvolvido por educadores voluntários dentro da perspectiva da educação popular, que se dividem em comissões de apoio e desenvolvimento pedagógico do curso. Uma seleção anual específica é empregada com o objetivo de atender em especial alunos de escolas públicas, autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência. O curso baseia-se na troca de experiências e gestão democrática em diálogo constante com a realidade dos discentes, o que tem rendido aprovações em instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Rhian Vilar da Silva Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Genética e Biologia Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

26-06-2023

Como Citar

VIEIRA, R. V. da S. A construção do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”: Informe de experiencia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 133–148, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n12023-67581. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/67581. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência