Intervenções educativas em grupos

um ensaio clínico com idosos portadores de diabetes melito e hipertensão arterial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-64187

Palavras-chave:

Grupos educativos, Diabetes, Hipertensão, Educação Alimentar e Nutricional, Atenção Primária `à Saúde

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis são consideradas um grave problema de saúde pública, com maior prevalência em idosos. Neste contexto, a realização de grupos educativos é vista como uma estratégia de prevenção de agravos no âmbito da Atenção Primária à Saúde. O objetivo deste estudo foi analisar o papel das estratégias de educação em saúde realizadas com idosos portadores de hipertensão arterial e diabetes melito. Realizou-se um ensaio clínico não randomizado, com abordagem quali-quantitativa, entre os meses de abril a agosto de 2019. A amostra foi composta por 10 portadores de diabetes e/ou hipertensão, com idade maior ou igual a 60 anos. A intervenção foi feita por meio de oficinas educativas em grupo, que tratavam sobre temas relacionados à alimentação e mudança de hábitos. Inicialmente, foram reunidas informações sobre características sociodemográficas, hábitos de vida, percepção da saúde e conhecimento sobre as doenças. Também, foram coletadas variáveis clínicas, antropométricas e de consumo alimentar. Os resultados apontaram baixo conhecimento sobre as doenças e algumas variações nos dados clínicos e de consumo alimentar. Portanto, após a realização das estratégias educativas, os participantes obtiveram melhor percepção de saúde e mudanças pontuais no consumo alimentar e em variáveis clínicas, porém, sem significância estatística.

 

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Biografia do Autor

Camila Evangelista Torres Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Nutrição na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Nathalia Rabello Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Nutrição na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Luciana Saraiva da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

GONÇALVES, C. E. T.; SILVA, N. R.; SILVA, L. S. da. Intervenções educativas em grupos: um ensaio clínico com idosos portadores de diabetes melito e hipertensão arterial. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 39–61, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-64187. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/64187. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais