Extensão universitária

relato de 10 anos da gênese do projeto "Controle social: aprenda a ser um auditor social”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-63976

Palavras-chave:

Controle Social, Educação Fiscal, Oficinas temáticas, Auditor social

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é descrever a atividade de auditoria social desenvolvida por intermédio de oficinas pedagógicas temáticas relativas ao projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB). Este relato de experiência resume a oferta de dez oficinas temáticas, sobre formação de Auditor Social, no âmbito do projeto de extensão “Controle Social: aprenda a ser um Auditor Social”, em Brasília, realizado pelo curso de Ciências Contábeis da UnB. O projeto tem o intuito de capacitar não só a comunidade acadêmica, mas a sociedade em geral para exercer o controle social de atos e fatos da Administração Pública. A metodologia de oficinas pedagógicas temáticas foi desenvolvida no âmbito do projeto por Costa et al. (2014). Entre os anos de 2011 e 2021, foram certificados 99 participantes, entre discentes e docentes. Concluiu-se que a experiência foi exitosa e contribuiu para reflexão sobre a necessidade de amadurecimento da metodologia de oficinas temáticas e o planejamento da oferta de novas oficinas para atendimento de diferentes públicos, como crianças e idosos, bem como a implementação do uso de plataformas digitais de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Abimael de Jesus Barros Costa, Universidade de Brasília

Doutor em Transportes pela Universidade de Brasília, Brasil, com período sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal e estágio pós-doutoral em Contabilidade Pública na Universidade de Valência, Espanha; professor adjunto III da Universidade de Brasília, Brasil.

Hellen Rayanne de Brito Reis, Universidade de Brasília

Graduanda em Ciências Contábeis e Atuariais na Universidade de Brasília, Brasil.

Alinie Rocha Mendes, Universidade de Brasília

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília, Brasil; membro do Laboratório de Pesquisa Public Intelligence (PILAB/UnB) e do Grupo de Pesquisa Public Sector Accounting and Control Research (CSP/UnB).

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

COSTA, A. de J. B.; REIS, H. R. de B.; MENDES, A. R. Extensão universitária: relato de 10 anos da gênese do projeto "Controle social: aprenda a ser um auditor social”. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 118–129, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-63976. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63976. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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