Processos para transformação da prática educativa em educação física

formação continuada no âmbito da extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-54885

Palavras-chave:

Educação física escolar, Prática educativa, Curso de extensão, Formação continuada, LECEF

Resumo

Este texto trata de um relato de experiência de um curso de extensão oferecido para professores/as de educação física da rede pública de ensino de Uberlândia-MG, tem por objetivo apresentar as ações do Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (LECEF). O relato foi elaborado a partir das ajudas-memória dos encontros do curso. Dentre os objetivos específicos do curso destacamos: refletir sobre a realidade educacional, buscando identificar o lugar da educação física na educação escolar e sua contribuição para a elevação da consciência crítica dos/das estudantes e professores/professoras; elaborar materiais curriculares para a educação física escolar. Os cursos oferecidos pelo LECEF procuram, ao mesmo tempo, compreender a realidade, contextualizando-a, e produzir ações que possam ser desencadeadas a partir dessa mesma prática de sujeitos concretos, que resultem em mudanças significativas, principalmente no processo de construção dos saberes escolares. As experiências vivenciadas nos cursos de extensão se colocam ainda como as alternativas para o envolvimento e a organização coletiva dos/das profissionais das escolas públicas, na busca da transformação da prática educativa. Ao final do curso foi possível a elaboração de uma estratégia de ensino com o tema ginástica acrobática para todos os anos da escolarização.

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Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil; professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (LECEF/UFU).

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

ANTUNES, M. F. de S. Processos para transformação da prática educativa em educação física: formação continuada no âmbito da extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 137–153, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n22020-54885. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/54885. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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