Formação política pela Sétima Arte

o cinema como prática pedagógica e de cidadania na Universidade Federal de Uberlândia no período 2015-2016

Autores

  • Luciana Zacharias Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiane Santana Previtali Universidade Federal de Uberlândia
  • Erica Santos Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Lourenço Pablo Silva Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Matheus Araújo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016-34980

Palavras-chave:

Formação política, Cinema, Práticas pedagógicas, Cidadania, Direitos Humanos

Resumo

O projeto de extensão "Formação política pela Sétima Arte: o cinema como prática pedagógica" visa contribuir com a tomada de consciência, a organização social e a conquista de direitos humanos na perspectiva da construção de uma sociedade justa e igualitária. Partindo-se do pressuposto de que o cinema é constituinte da prática pedagógica, busca-se promover uma reflexão crítica por meio de sugestões analíticas postas na estrutura narrativa fílmica, visando contribuir para o aprimoramento do senso crítico que o sujeito social tem de si mesmo e do meio sociocultural e educacional em que vive. Pautado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto almeja contribuir para o aprimoramento da relação Universidade-Sociedade, aumentando a participação dos docentes e discentes em atividades de extensão e pesquisa por meio de seu envolvimento em ações interdisciplinares que, além de contribuir com a sua formação ampliada, primem pelo rigor científico e pela atuação crítica.

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Biografia do Autor

Luciana Zacharias Coelho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; professora efetiva dessa instituição; membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES)

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professora associada da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES) e do projeto de extensão “Formação Política pela Sétima Arte”

Erica Santos Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; participantes do projeto de
extensão “Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica”

Lourenço Pablo Silva Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; participantes do projeto de
extensão “Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica”

Matheus Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; participantes do projeto de
extensão “Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica”

Referências

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Publicado

23-02-2017

Como Citar

COELHO, L. Z.; SANTANA PREVITALI, F.; OLIVEIRA, E. S.; FERREIRA, L. P. S.; ARAÚJO, M. Formação política pela Sétima Arte: o cinema como prática pedagógica e de cidadania na Universidade Federal de Uberlândia no período 2015-2016. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 126–139, 2017. DOI: 10.14393/REE-v15n22016-34980. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/34980. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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