Avaliação de ensino e aprendizagem sobre Suporte Básico de Vida (BLS) em recrutas da Força Aérea Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v14n12015_art04Palavras-chave:
Medicina de emergência. Parada cardíaca extrahospitalar. Morte súbita cardíaca. Ressuscitação cardiopulmonar. Relações comunidade-instituição.Resumo
O Basic Life Support (BLS) é um protocolo internacional de atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) que tem como objetivo reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares. Com a divulgação dessa diretriz para a sociedade, é possível reduzir a morbimortalidade por essas doenças e prevenir a morte súbita cardíaca, já que o indivíduo treinado pode passar a atuar precocemente diante desses agravos. Em 2012, a Liga de Trauma, Reanimação e Emergência da Universidade Federal Fluminense (LiTRE-UFF) foi convidada a ensinar o BLS aos recrutas da primeira e da segunda turma do Curso de Formação de Soldados da Força Aérea Brasileira (FAB). Os monitores da Liga ministraram aula teórica e prática sobre o protocolo para 215 soldados. Foi distribuído um questionário sobre o BLS aos militares, que deveria ser respondido antes e depois do curso teórico-prático. Os resultados dessa intervenção foram positivos, na medida em que houve um aumento significativo do número de questões acertadas na avaliação pós-curso em relação à pré-curso, evidenciando a promoção e difusão do conhecimento sobre o BLS.
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