LiTRE-Saúde: promovendo o conceito de saúde junto à população de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_rel04Palavras-chave:
Medicina de emergência, Ligas acadêmicas, Educação, Relação comunidade-universidade.Resumo
Ligas acadêmicas são organizações estudantis que se orientam segundo
o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Os projetos de extensão elaborados pelas ligas atuam na difusão
de conhecimentos sobre os principais agravos da saúde pública. A
realização de intervenções com enfoque na educação preventiva
colabora para a melhoria dos indicadores de morbimortalidade das
doenças mais prevalentes no país. A Liga de Trauma, Reanimação
e Emergência da Universidade Federal Fluminense (LiTRE-UFF)
organiza, anualmente, o projeto de extensão "LiTRE-Saúde". Nessa
iniciativa, os alunos da LiTRE e das ligas parceiras ensinam aos
frequentadores da Praia de Icaraí, em Niterói-RJ, fundamentos
teóricos e práticos sobre diversos temas médicos. O "LiTRE-Saúde"
assume um papel transformador da sociedade e da formação médica,
na medida em que melhora a qualidade da assistência à saúde e forma
profissionais competentes para trabalhar com as diferenças sociais e
culturais. Realizamos, neste relato de experiência, uma avaliação da
experiência de quatro anos do projeto de extensão "LiTRE-Saúde",
refletindo sobre seus potenciais efeitos junto à população da cidade.
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Referências
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