OFICINAS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v13n12014_rel02Resumo
O projeto "Desenvolvimento de oficinas pedagógicas de leitura, interpretação e produção textual no ensino fundamental", sediado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio da PROEX, visou ao desenvolvimento e à aplicação de oficinas pedagógicas de leitura, interpretação e produção de textos, de diferentes gêneros textuais, para alunos matriculados no Ensino Fundamental de uma escola pública, na periferia de São José do Rio Preto-SP. A análise dos textos produzidos levou a desdobramentos do projeto por duas vias fundamentais. Na primeira, permitiu a identificação de problemas e incorreções de uso da linguagem, ponto de partida para a elaboração de minicursos oferecidos aos alunos da escola.As propostas de minicursos fomentaram um envolvimento ainda maior dos licenciandos em Letras com o ensino de Português na escola. Na segunda, os 5.469 textos produzidos nos quatro anos de vigência do projeto fundamentaram pesquisas voltadas à descrição de processos que envolvem relações entre fala e escrita, em um quadro teórico que valoriza a multiplicidade de letramentos associada às práticas sociais vivenciadas pelos alunos. Desse modo, esse projeto de extensão primou por articular o atendimento à comunidade externa, na figura de alunos de escola pública, ao da comunidade interna, na figura dos graduandos em Letras.Downloads
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