A importância de identificar e mapear as organizações em contextos de ação extensionista: o caso da padaria artesanal comunitária "Mãos de Fibra"

Autores

  • Diego Neves de Sousa Embrapa Pesca e Aquicultura
  • Cleiton Silva Ferreira Milagres Sescoop Tocantins
  • Marcelo Miná Dias Universidade Federal de Viçosa
  • Dayane Rouse Neves Sousa Universidade Federal de Viçosa
  • Cléverson Silva Ferreira Milagres Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_rel01

Palavras-chave:

Diagnóstico. Diagrama de Venn. Ação extensionista.

Resumo

Este texto pretende relatar uma ação de extensão, cujo objetivo foi identificar e mapear as organizações que interferem ou se relacionam, diretamente ou indiretamente, com a Padaria Artesanal Comunitária "Mãos de Fibra", localizada na zona rural de Viçosa, Zona da Mata de Minas Gerais. A Padaria é um empreendimento econômico solidário que busca incrementar a renda de seus integrantes por meio da comercialização de produtos elaborados com ingredientes e receitas tradicionais. A atividade de diagnóstico preliminar foi conduzida por meio do uso da técnica do Diagrama de Venn. Além de instrumento para a elaboração do diagnóstico participativo, a técnica demonstrou potencial para ser utilizada como instrumento qualificador do planejamento de ações, principalmente às que demandam o fortalecimento de redes de parceria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Silva Ferreira Milagres, Sescoop Tocantins

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e Bacharel em Gestão de Cooperativas pela mesma instituição. Tem interesse nos seguintes temas: Gestão Empresarial e Gestão Social, Metodologias Participativas, Projetos, Sistemas de Informação Geográficos Participativos, Recursos Naturais e Processos Sociais.

Marcelo Miná Dias, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agronômo graduado pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Professor Adjunto do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural. Realiza pesquisas na área da Sociologia com ênfase na Sociologia Rural, principalmente com a temática do desenvolvimento rural voltado a agriculturas familiares e suas interfaces com a sociologia política.

Dayane Rouse Neves Sousa, Universidade Federal de Viçosa

possui curso-tecnico em meio ambiente pela Escola Técnica de Viçosa (2010) . Atualmente é Presidente da Empresa Júnior do Curso em Bacharel em Cooperativismo. Tem experiência na área de Sociologia rural.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

SOUSA, D. N. de; MILAGRES, C. S. F.; DIAS, M. M.; SOUSA, D. R. N.; MILAGRES, C. S. F. A importância de identificar e mapear as organizações em contextos de ação extensionista: o caso da padaria artesanal comunitária "Mãos de Fibra". Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20817. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)