O uso do diagnóstico rápido participativo (DRP) como metodologia de projetos de extensão universitária

Autores

  • Alan Ferreira de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
  • Alair Ferreira de Freitas Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
  • Marcelo Miná Dias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20780

Palavras-chave:

Diagnóstico, Interdisciplinaridade, Extensão

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a utilização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) como metodologia utilizada em projetos de extensão universitária. Para alcançar o objetivo proposto utilizamos como base empírica de análise o trabalho desenvolvido pela equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP/UFV) junto a Associação dos Pequenos Agricultores de Taquarassú no município de Paula Cândido em Minas Gerais. Nessa experiência, ocorrida em 2007, o DRP foi considerado importante para se levantar as demandas, os problemas, e as informações de natureza qualitativa como base para elaborar estratégias de ação, além de garantir aos agricultores(as) a problematização de sua própria realidade. As técnicas do DRP forneceram várias informações sobre a realidade da produção, a relação da Associação com o poder público local, a organização atual do trabalho e da produção e o cotidiano e a rotina de trabalho dos associados. Todas estas informações foram utilizadas para a construção de um planejamento participativo em conjunto com os agricultores. As conclusões apontam para a importância da dimensão participativa adotada na metodologia e sua capacidade de envolver todos os atores de um processo na construção das alternativas cabíveis.

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Biografia do Autor

  • Alan Ferreira de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
    Professor da Faculdade de Medicina Veterinaria da UFU
  • Alair Ferreira de Freitas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
    Assessor técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
  • Marcelo Miná Dias, Universidade Federal de Viçosa
    Professor do Departamento de Economia Rural da UFV

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Publicado

14-02-2013

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

FERREIRA DE FREITAS, Alan; FREITAS, Alair Ferreira de; DIAS, Marcelo Miná. O uso do diagnóstico rápido participativo (DRP) como metodologia de projetos de extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REE-v11n22012-20780. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20780. Acesso em: 23 mar. 2025.