A educação que produz saúde: relato de uma experiência

Autores

  • Marcelle Aparecida Barros Junqueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiane Soares Campos Universidade Federal de Uberlândia
  • Leilane Alves Chaves Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucas de Paiva Dias Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos de Paiva Dias Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

RESUMO: Este trabalho trata-se de um relato de experiência elaborado a partir de uma experiência prática de educação em saúde, vivenciada com crianças de 5 a 12 anos de idade, advindas do projeto de extensão intitulado "Centro Evangélico de Atendimento a Criança" (CEAC), localizado na Igreja Presbiteriana, no bairro Roosevelt, na cidade de Uberlândia, MG, nos meses de março a junho de 2009. O trabalho objetivou integrar esforços no sentido de promover a qualidade de vida dessas crianças, por meio da prevenção e da promoção da saúde. Neste trabalho as atividades são descritas detalhadamente e analisadas com base em referenciais teóricos. Pode-se perceber a importância da educação em saúde, não só para o público alvo, mas também para o desenvolvimento pessoal dos futuros educadores envolvidos. Na relação entre saúde e escola surge a possibilidade de construir a "escola que produz saúde", uma proposta que envolve estudantes, trabalhadores da educação, comunidade escolar, órgãos governamentais de educação, gestores de sistemas de saúde e educação, movimentos sociais, associações, grupos, famílias e toda a população. Visto isso, os educadores têm o papel de facilitadores das descobertas e reflexões dos sujeitos sobre a realidade. PALAVRAS-CHAVE: Crianças. Educação em saúde. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

JUNQUEIRA, M. A. B.; CAMPOS, C. S.; CHAVES, L. A.; DIAS, L. de P.; DIAS, M. de P. A educação que produz saúde: relato de uma experiência. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20795. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência