Educação do campo e o ensino de Matemática

etnomodelagem em uma interlocução socioecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74253

Palavras-chave:

Educação do campo, Etnomatemática, Educação matemática socioecológica, Ensino de matemática

Resumo

Este artigo objetiva investigar, por meio de uma proposta de ensino embasada na Etnomodelagem, os saberes êmicos de um agricultor acerca de aspectos socioecológicos no cultivo do milho e as traduções dialógicas por meio de etnomodelos produzidos pelos estudantes. Participaram do estudo um agricultor local e 22 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Os dados foram analisados utilizando Análise de Conteúdo. Como resultado, a Etnomodelagem se destaca como potencializadora no ensino de Matemática em uma perspectiva socioecológica ao possibilitar o fortalecimento da cultura campesina, seguindo os princípios da educação do campo, a valorização dos saberes êmicos provenientes do campo e contribuindo para o debate de questões socioecológicas, traduzidos pelos educandos por meio da produção de etnomodelos.

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Biografia do Autor

Luana Oliveira Moreira de Jesus, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Educação em Ciências e Matemá´tica pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; com período sanduíche em Universidad de Salamanca, Espanha; professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

JESUS, L. O. M. de; MADRUGA, Z. E. de F. Educação do campo e o ensino de Matemática: etnomodelagem em uma interlocução socioecológica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 438–460, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74253. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74253. Acesso em: 22 dez. 2024.