Alfabetização matemática de idosos

desafios e (des)encontros entre saberes do cotidiano e saberes legítimos da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-54357

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Matemática, Idosos, Saberes matemáticos

Resumo

O presente trabalho foi realizado com sujeitos idosos matriculados em uma turma de alfabetização, situada na Unidade de Atenção ao Idoso de Uberaba, Minas Gerais. O objetivo principal foi discutir a importância dos saberes matemáticos oriundos de contextos não escolares em um ambiente escolar, reconhecendo que os diferentes contextos de aprendizagem influem no modo como os sujeitos mobilizam seus conhecimentos. Esta pesquisa se configura como um estudo de cunho qualitativo e as análises permitiram inferir que sujeitos idosos não são desprovidos de saberes e pensamentos matemáticos oriundos de contextos não escolares. Conclui-se que é relevante que tais conhecimentos sejam incluídos no planejamento escolar, de modo que a sala de aula de matemática seja repensada, a fim de contemplar os anseios e saberes desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Douglas Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil; integrante do Núcleo de Investigação e Estudos em Educação e Educação Matemática (NIEEM/UFTM).

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil, com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, Espanha; professora adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Educação (GEPEME/USP); coordenadora do Núcleo de Investigação e Estudos em Educação e Educação Matemática (NIEEM/UFTM).

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Publicado

23-11-2020

Como Citar

SANTOS, D. S.; POMPEU, C. C. Alfabetização matemática de idosos: desafios e (des)encontros entre saberes do cotidiano e saberes legítimos da escola. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 34–55, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-54357. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54357. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais