Educação Popular em Saúde

construindo saberes e práticas de cuidado através do EDPOPSUS

Autores

  • Rosiane Pinheiro Rodrigues Universidade do Estado do Pará
  • Georgia Helena de Oliveira Sotirakis Universidade do Estado do Pará
  • Juliana de Fátima Almeida da Penha Universidade do Estado do Pará
  • Juciane Sousa Dias Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49315

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemia

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivenciada por uma das turmas da primeira edição do EDPOPSUS, no Estado do Pará, formação ofertada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Osvaldo Cruz/Fiocruz e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/Ministério da Saúde no período de maio a setembro de 2017, em Belém-PA. O objetivo foi apresentar a experiência da turma durante o processo formativo, suas práticas, vivências e transformações a partir da proposta do curso. As atividades de campo foram desenvolvidas com as comunidades adstritas da Estratégia Saúde da Família de Belém e Ananindeua, em maior escala, mas também, com participações nas comunidades adstritas da Estratégia Saúde da Família do Marajó. O trabalho desenvolvido mostrou uma riqueza e uma enorme diversidade de culturas e realidades do nosso Estado, através da Educação Popular em Saúde. Ao longo da formação EDPOPSUS foram observadas mudanças nas concepções e práticas dos educandos e nas relações com os outros trabalhadores, por meio da apresentação dos trabalhos de campo, numa construção sistemática do conhecimento, de empoderamento e de reflexões críticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Pinheiro Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Pará; professora substituta na Universidade do Estado do Pará, Brasil; tutora Ead da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Georgia Helena de Oliveira Sotirakis, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará, Brasil; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Juliana de Fátima Almeida da Penha, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará, Brasil.

Juciane Sousa Dias, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Nota Técnica 16. 2013. Disponível em: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2013/07/NT-16-2013-Educa%C3%A7%C3%A3o-Popular-em-Sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 14 jun. de 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Popular em Saúde. 2017. Disponível em: http://www.saude.gov.br/participacao-e-controle-social/gestao-participativa-em-saude/educacao-popular-em-saude acesso em: 14 de junho de 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. 2019. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares. Acesso em: 14 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Textos Básicos de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa. II Caderno de Educação Popular e Saúde. Textos Básicos de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRIGHENTE, M. F.; MESQUIDA, P. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, São Paulo, v. 27, n. 1, jan./abr. 2016. Doi: 10.1590/0103-7307201607909.

CENDALES, L., MARIÑO, G. Educação não-formal e educação popular. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

FORD, J. V. O serviço social e o debate sobre tempo, história e memória. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 134, jan./abr. 2019. Doi: 10.1590/0101-6628.165.

GOMES, L. B.; MERHY, E. E. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, jan. 2011. Doi: 10.1590/S0102-311X2011000100002.

KREUTZ, I.; GAIVA, M. A. M.; AZEVEDO, R. C. S. Determinantes socioculturais e históricos das práticas populares de prevenção e cura de doenças de um grupo cultural. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 89-97, fev. 2006. Doi: 10.1590/S0104-07072006000100011.

NERY, V. A. S.; NERY, I. G.; NERY, W. G. Educação popular em saúde: um instrumento para a construção da cidadania. C&D-Revista Eletrônica da Fainor, Bahia, v. 5, n. 1, jan./dez. 2012.

OLIVEIRA, I. A. (org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e de experiências dos grupos de estudos e trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009.

OLIVEIRA, I. A.; SANTOS, T. R. L. Caderno de atividades pedagógicas em educação popular. Belém: EDUEPA, 2015.

PINHEIRO, B. C.; BITTAR, C. M. L. Práticas de educação popular em saúde na atenção primária: uma revisão integrativa. CINERGIS, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 1, jan./mar. 2016.

Doi: 10.17058/cinergis.v18i1.8049.

QUEIROZ, D. M.; SILVA, M. R. F.; OLIVEIRA, L. C. Educação permanente com agentes comunitários de saúde: potencialidades de uma formação norteada pelo referencial da educação popular e saúde. Interface, Botucatu, v. 18, n. 2, p. 1.200-1.201, 2014. Doi: 10.1590/1807-57622013.0303.

SANTOS, B. P.; NOVAIS, G. S.; SILVA, L. C. Educação Popular em tempos de inclusão: pesquisa e intervenção. Uberlândia: EDUFU, 2011. Doi: 10.14393/EDUFU-978-85-7078-299-1.

STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.

VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. S. C.; PRADO, E. V. A contribuição da educação popular para a formação profissional em saúde. Interface, Botucatu, v. 20, n. 59, out./dez. 2016. Doi: 10.1590/1807-57622016.0767.

Downloads

Publicado

13-03-2020

Como Citar

RODRIGUES, R. P.; SOTIRAKIS, G. H. de O. .; PENHA, J. de F. A. da; DIAS, J. S. . Educação Popular em Saúde: construindo saberes e práticas de cuidado através do EDPOPSUS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 219–229, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49315. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)