Biblioteca comunitária Gerando Vida

um espaço para se pensar outros mundos possíveis

Autores

  • Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-47384

Palavras-chave:

Biblioteca comunitária, Leitura de mundo, Leitura da palavra

Resumo

O trabalho pretende apresentar como se configurou o processo de construção da Biblioteca Comunitária da ONG Gerando Vida nas cidades do Rio de Janeiro, RJ e Eunápolis, BA, nos anos entre 2008 e 2016. Tem por objetivo descrever os caminhos para a criação de um espaço de leitura participativo, democrático e crítico da realidade local, que se compõe pela leitura de mundo e a leitura da palavra como importante instrumento de crescimento pessoal, e também como um caminho para a transformação social. A metodologia da pesquisa baseia-se na teoria fundamentada, que consiste em unir teorias às experiências e dados com o fim de ampliar a compreensão sobre conceitos e proporcionar um guia significativo para a ação, com a utilização do método bibliográfico, realizada a partir dos registros disponíveis em fontes impressas e digitais sobre a temática, legislações nacionais, além dos relatórios institucionais da ONG Gerando Vida dos anos de 2008 a 2016. As conclusões do trabalho são no sentido de evidenciar as mudanças advindas da inserção de um espaço de leitura em um contexto de desigualdade social, marginalização e não valorização da leitura da palavra.

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Biografia do Autor

Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutoranda em Estado e Sociedade na Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil; professora na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, Porto Seguro, Bahia, Brasil.

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

ARAÚJO, D. F. M. da S. de. Biblioteca comunitária Gerando Vida: um espaço para se pensar outros mundos possíveis. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 138–157, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-47384. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47384. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência