Educação profissional e tecnológica

retrospectiva histórica com ênfase na rede federal

Autores

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho
  • Mário Luiz Neves de Azevedo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art04

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Profissional, Formação Básica

Resumo

O objetivo desse texto é analisar como se constrói historicamente o processo da educação escolar vinculado ao projeto de construção da educação profissional e tecnológica, retratada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa, de natureza bibliográfica, foi realizada no ano de 2016, a partir dos conhecimentos produzidos entre 2000 e 2015 na base de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e na base de dados do IBICT (Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia). Os resultados alcançados evidenciam que uma formação básica que assegure a formação para o exercício da cidadania pode levar à  transformação da sociedade para que esta faça exigências da educação para o futuro, assim como propicia uma educação básica integrada à formação profissional e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestra em Educação pela Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Birigui, São Paulo, Brasil; participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (GEPECeT).

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Pós-doutoranda na Universidade Aberta, Portugal; professora da Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil; vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (GEPECeT).

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutor pela Universidade de Bristol, Inglaterra, no Centre for Globalisation, Education and Societies; professor titular da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

Referências

BELCHIOR, E. de O. O Colégio Real de Fábricas do Rio de Janeiro. Revista do IHGB, Rio de Janeiro, v. 154, n. 380, p. 7-20, jul./set., 1993. Disponível em:<http://www.ihgb.org.br/rihgb.php?s=p>. Acesso em: 19 jun. 2016.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (1937). Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 11 nov. 1937. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm>. Acesso em: 20 jun. 2016.

______. Decreto de 23 de março de 1809. Dá providências a bem do serviço da Casa denominada Collegio das Fabricas estabelecido nesta cidade. Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 23 mar. 1809. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/Colecoes/Legislacao/Legimp-A3_11.pdf#page=3>. Acesso em: 19 maio 2016.

______. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitães dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 26 set. 1909. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 19 maio 2016.

______. Decreto-Lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 27 fev. 1942. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 20 jun. 2016.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm>. Acesso em:

jun. 2016.

______. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 dez. 1961. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 30 jun. 2015.

______. Lei nº 4.759, de 20 de agosto de 1965. Dispõe sobre a denominação e qualificação das Universidades e Escolas Técnicas Federais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 ago. 1965. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4759-20-agosto-1965-368906-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 30 jun. 2016.

______. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 ago. 1971. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 30 jun. 2016.

______. Lei nº 6.545, de 30 de junho de 1978. Dispõe sobre a transformação das Escolas Técnicas Federais de Minas Gerais, do Paraná e Celso Suckow da Fonseca em Centros Federais de Educação Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 jul. 1978. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/LEIS/L6545.htm>. Acesso em: 20 jun. 2015.

______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 19 maio 2016.

CUNHA, L. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000. 190 p.

______. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000. 243 p.

______. O ensino profissional na erradicação do industrialismo. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2005. 270 p.

DEMO, P. Política social, educação e cidadania. São Paulo: Papirus, 1996. 128 p.

FALCIONI, R. E. A educação profissionalizante com a Lei nº 5.692/71 no Paraná: o Colégio Estadual Costa Viana de São José dos Pinhais e o Colégio Estadual Victor Ferreira do Amaral de Curitiba. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/192>. Acesso em: 8 ago. 2016.

FARTES, V.; SANTOS, A. P. Q. O. Saberes, identidades, autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, p. 376-401, ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

FAVRETTO, J.; MORETTO, C. F. Os cursos superiores de tecnologia no contexto de expansão da educação superior no Brasil: a retomada da ênfase na educação profissional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 407-424, jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995.

FERRETTI, C. J. Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no ensino médio e no ensino técnico. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, p. 80-99, abr. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

FOGUEL, F. H. dos S.; NORMANHA FILHO, M. A. Um fator de desenvolvimento de clusters no Brasil: a educação profissional. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 1-16, mar. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1129-1152, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. Barueri: Manole, 2009. 290 p.

GÓMEZ, A. I. P. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. In: Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-26.

GONÇALVES, N. G. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013. 188 p.

GURGEL, R. D. de F. A trajetória da Escola de Aprendizes Artífices de Natal: República, trabalho e educação (1909-1942). 2007. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14146>. Acesso em: 8 ago. 2016.

HOFLING, E. de M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 55, p. 30-41, nov. 2001. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300003.

LIMANA, A. O processo de descentralização político-administrativa no Brasil. Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 21, n. 45. ago. 1999. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn-45-21.htm>. Acesso em: 28 dez. 2016.

MACHADO, L. R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, set., 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

MACHADO, L. R. de S.; VELTEN, M. J. Cooperação e colaboração federativas na educação profissional e tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1113-1133, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000400006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

MENDES, L. O. Políticas públicas e a pedagogia das competências na educação profissional: a trajetória do ensino profissionalizante de nível técnico no Brasil e no Estado de São Paulo. 2005. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000377783>. Acesso em: 8 ago. 2016.

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 137-151, abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 dez. 2016.

OLIVEIRA, L. E. de. Educação profissional e trabalho: visões e transformações na política educacional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima a partir dos Decretos nº 2.208/97 e 5.154/04. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009. Disponível em: <http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3160>. Acesso em: 8 ago. 2016.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o ensino médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, p. 40-62, abr. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

OLIVEIRA, S. de. Cursos superiores de tecnologia: concepções de tecnologia e perfis profissionais de conclusão. 2011. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: < http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2418>. Acesso em: 8 ago. 2016.

ORTIGARA, C. Reformas educacionais no período Lula (2003-2010): implementação nas instituições federais de ensino profissional. 2012. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000879099&fd=y>. Acesso em: 8 ago. 2016.

PEREIRA, B. M. Escolas de Aprendizes Artífices de Minas Gerais: primeira configuração escolar do CEFET – MG, na voz de seus estudantes pioneiros (1910-1942). 2008. 381 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000441935>. Acesso em: 8 ago. 2016.

PESSOA, A. A. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e a reforma do ensino profissional: uma avaliação de impacto no Curso de Turismo do CEFET/PE. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. Disponível em: < http://repositorio.ufpe.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/7834/arquivo7930_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 8 ago. 2016.

RIBEIRO, M. Políticas públicas em trabalho, educação e tecnologia: uma história em movimento. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 259-290, set. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Autores Associados, 2009. 99 p.

SCHWEDE, M. A. A ciência e a tecnologia entre projetos de sociedade em disputa: o caso do IFSC. 2015. 327 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1208>. Acesso em: 8 ago. 2016.

SILVA, A. Z. da. A descentralização de recursos financeiros e a organização do trabalho pedagógico: o caso de Santo André. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21052013-125553/>. Acesso em: 30 jul. 2016.

SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 3, p. 681-694., 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 maio 2016.

TERCEIRO, C. B. S. Humm! Tem pão quentinho e confeitos divinos: desvelando relações entre trabalho e educação na formação profissional do técnico em panificação e confeitaria. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/61953/000867815.pdf?sequence=1>. Acesso em: 8 ago. 2016.

Downloads

Publicado

09-01-2018

Como Citar

IKESHOJI, E. A. B.; TERÇARIOL, A. A. de L.; AZEVEDO, M. L. N. de. Educação profissional e tecnológica: retrospectiva histórica com ênfase na rede federal. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 50–66, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38359. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais