Educação popular no campo: o caso do Acampamento Irmã Dorothy Stang em Ivinhema, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Thiago da Silva Melo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art05

Palavras-chave:

Movimento camponês. Educação do campo. Educação popular. Acampamento Irmã Dorothy Stang.

Resumo

Uma das dimensões da luta travada pelos movimentos sociais no campo é a educação, sendo orientada por uma concepção político-pedagógica que objetiva dinamizar a relação dos seres humanos com a formação de condições de vida social. Nesse sentido, o movimento camponês desempenha papel fundamental para a educação, seja ela formal ou informal, por intermédio de seus saberes e vivências para o exercício da liberdade e da autonomia. Este texto pretende discutir questões acerca da educação do campo tendo como enfoque as experiências no Acampamento Irmã Dorothy Stang no município de Ivinhema, Mato Grosso do Sul. Como metodologia, foi feito levantamento bibliográfico e realizadas entrevistas e observações no acampamento no decorrer dos anos de 2014 e 2015.

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Biografia do Autor

Thiago da Silva Melo, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Geografia

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

DA SILVA MELO, T. Educação popular no campo: o caso do Acampamento Irmã Dorothy Stang em Ivinhema, Mato Grosso do Sul. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 67–78, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33034. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais