Vivências em educação popular em saúde: relato de estudantes do curso técnico de enfermagem em um grupo de gestantes e puérperas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2011-20188Palavras-chave:
Educação Popular em Saúde, Gestantes e Puérperas, Técnico de Enfermagem.Resumo
Este trabalho trata da vivência de estudantes do curso técnico de enfermagem em atividades de extensão universitária, especificamente no grupo de gestantes e puérperas desenvolvido no Projeto de Educação Popular em Saúde na Atenção à Gestantes e Puérperas da Comunidade Maria de Nazaré. A inserção das alunas no projeto se deu por uma necessidade de aprimoramento de seus conhecimentos e estabelecimento de novas redes de relação, valorizando a interdisciplinaridade. Foi utilizada a metodologia da problematização, através da Educação Popular em Saúde, abordada a partir da realização da busca-ativa das gestantes e puérperas, visitas domiciliares interdisciplinares; oficinas pedagógicas teóricas e práticas; brechós comunitários e reuniões administrativas do projeto. Esta vivência propiciou às estudantes: (a) ampliação acerca da concepção de saúde e doença; (b) maior aproximação com as ações de saúde através da metodologia da problematização oportunizada pela Educação Popular; (c) inserção em "novos" espaços de conhecimento; e (d) ampliação da visão acerca da gestação e puerpério. Concluímos que esta vivência capacita a partir da ação-reflexão-ação, possibilitando o aprendizado de novas formas de atuação em saúde coletiva, a construção de um modelo mais ativo de atenção à saúde comunitária e de formação técnica humanizada e integrada às reais demandas da comunidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Gildeci Alves de Lira, Daniele Cristine da Silva Cirino, Janaína de Oliveira Silva, Maria do Socorro da Silva Gomes, Geilza Barbosa Gomes, Josilda Batista Pessoa, Aline Leite de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.