Educação do campo e o ensino de Matemática
etnomodelagem em uma interlocução socioecológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74253Palabras clave:
Educação do campo, Etnomatemática, Educação matemática socioecológica, Ensino de matemáticaResumen
Este artigo objetiva investigar, por meio de uma proposta de ensino embasada na Etnomodelagem, os saberes êmicos de um agricultor acerca de aspectos socioecológicos no cultivo do milho e as traduções dialógicas por meio de etnomodelos produzidos pelos estudantes. Participaram do estudo um agricultor local e 22 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Os dados foram analisados utilizando Análise de Conteúdo. Como resultado, a Etnomodelagem se destaca como potencializadora no ensino de Matemática em uma perspectiva socioecológica ao possibilitar o fortalecimento da cultura campesina, seguindo os princípios da educação do campo, a valorização dos saberes êmicos provenientes do campo e contribuindo para o debate de questões socioecológicas, traduzidos pelos educandos por meio da produção de etnomodelos.
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