A educação ambiental em eventos sobre educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74249Palabras clave:
Pedagogia crítica, Escola, Prática, Sustentabilidade, Meio ambienteResumen
A educação do campo tem origem a partir de um processo de luta e resistência de camponeses em contraponto às perspectivas de educação que não levam em conta a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e seus modos de vida. Como perspectiva crítica de educação, a educação do campo também necessita de olhares críticos acerca de seus temas transversais, como a educação ambiental. O objetivo deste trabalho é analisar a inserção do tema da educação ambiental em eventos sobre educação do campo sob a perspectiva das macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental com foco na perspectiva crítica. Foram analisados os trabalhos publicados em Anais de eventos da educação do campo, a fim de identificar tendências acerca do tema e da diversidade de abordagens. Observou-se nas experiências relatadas e nas pesquisas que a educação ambiental tem potencial de expansão tanto no âmbito da pesquisa como também da ação das comunidades rurais, evidenciando principalmente a abordagem crítica. A educação ambiental precisa estar conectada à realidade e às especificidades evidenciadas na relação das comunidades rurais com o território.
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