Reflexões sobre os saberes populares em saúde das “Marias Marisqueiras” de Icapuí/CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72395

Palabras clave:

Equipe multidisciplinar, Participação popular, Cultura popular, Educação para saúde comunitária, Mulheres trabalhadoras

Resumen

A Política Nacional de Educação Popular em Saúde emerge como intervenção eficaz para a ampliação dos campos das práticas populares de saúde. No processo de territorialização, evidenciou-se o coletivo feminino como representação potencial na construção desses saberes. O estudo objetivou retratar os saberes populares em saúde das “Marias marisqueiras”, de Icapuí/Ceará. Trata-se de uma pesquisa social qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Constituiu-se como cenário da pesquisa o espaço territorial de uma Equipe de Saúde da Família, e a população foi de 26 marisqueiras. Foram utilizadas técnicas pedagógicas participativas, como roda de cultura, cirandas da vida, corredor do cuidado, poesia, música e cine debate. A riqueza encontrada na terra e no mar demonstram que o processo de cuidado em saúde contempla os saberes populares, possibilitando ações terapêuticas, como as práticas tradicionais em saúde relatadas pelas marisqueiras: garrafadas e sucos utilizados no tratamento da infecção urinária e infecções sexualmente transmissíveis, diminuição dos agravos em relação ao processo de mariscagem. A educação popular em saúde retrata um dispositivo de valorização cultural e estreitamento de vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade. As experiências interprofissionais aguçaram a resistência e a luta por uma saúde pública que valoriza os saberes populares.

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Biografía del autor/a

Sandy Souza do Amaral, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do  Vale do Jaguaribe, Ceará, Brasil; residente na Escola de Saúde Pública do Ceará, Brasil.

Elane da Silva Barbosa, Universidade Potiguar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora na Universidade Potiguar, Ceará, Brasil.

Amália Gonçalves Arruda, Centro Universitário do Vale do Jaguaribe

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora no Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, Ceará, Brasil.

Jamille de Oliveira Gomes, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; residente na Escola de Saúde Pública do Ceará, Brasil.

Helder Matheus Alves Fernandes, Instituto do Câncer do Ceará

Mestrando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; residente em Oncologia no Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) pelo Instituto do Câncer do Ceará, Brasil.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

AMARAL, S. S. do; BARBOSA, E. da S.; ARRUDA, A. G.; GOMES, J. de O.; FERNANDES, H. M. A. Reflexões sobre os saberes populares em saúde das “Marias Marisqueiras” de Icapuí/CE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 227–247, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72395. Acesso em: 21 nov. 2024.