O diálogo entre a Educação Popular e a Educação do Campo com a Pedagogia da Alternância na busca por uma educação emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69335Palabras clave:
Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Educação PopularResumen
Este artigo foi motivado por uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que buscou fazer o entrelaçamento entre a Educação Popular, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, com o intuito de conhecer-reconhecer a constituição histórica da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, localizada no município de Domingos Martins/ES e suas contribuições para a educação dos povos campesinos da região. Por meio da trajetória constitutiva dos movimentos e das práticas empreendidas pela Educação Popular, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, buscamos compreender e analisar os processos constitutivos das proposições educativas, que, além do compromisso com a emancipação humana, também se comprometem com o trabalho como princípio educativo, na busca por uma educação emancipadora e não com a proposta do capital. A cada leitura, constatamos que a Educação Popular, juntamente com a Pedagogia da Alternância, constituem um fértil terreno para novos plantios e pesquisas como meio de luta para assegurar os direitos dos povos campesinos à educação.
Descargas
Citas
AMARAL, D. M. Pedagogia da Terra: olhar dos/as educandos/as em relação à primeira turma do estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2541. Acesso em: 4 jan. 2023.
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
CALDART, R. S. Elementos para construção do projeto político e pedagógico. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. (org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação no campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004. p. 10-32. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/contribuicoes-para-a-construcao-de-um-projeto-de.pdf. Acesso em: 4 jan. 2023.
CALIARI, R. A presença da família camponesa na Escola Família Agrícola: o caso de Olivânia. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2173. Acesso em: 4 jan. 2023.
COMECES. Comitê Estadual de Educação do Campo do Espírito Santo. Proposta de Diretrizes Operacionais da Educação do Campo do Espírito Santo. Vitória, 2014.
GERKE, J.; SANTOS, S. P. Alternância e seus 50 anos: uma possibilidade formativa da educação do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 4, 2019. DOI 10.20873/uft.rbec.e7292. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/7292. Acesso em: 4 jan. 2023.
JESUS, J. G. Formação de professores na pedagogia da alternância. Vitória: GM Editora, 2011.
LOCATELI, A. Da agricultura tradicional à agricultura familiar inovadora: contributo das formações no rito de passagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Tours, 2003. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/394. Acesso em: 4 jan. 2023.
MOLINA, M. C. Reflexões sobre o significado do protagonismo dos movimentos sociais na construção de políticas públicas de educação do campo. In: MOLINA, M. (org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 137-149. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/Vendramini.pdf. Acesso em: 4 jan. 2023.
NOSELLA, P. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.
PALUDO, C. Educação popular e educação do campo: nexos e relações. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.
PIZETTA, A. J. Formação e práxis dos professores de escolas de assentamento: a experiência do MST no Espírito Santo. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1999.
SANTOS, R. B.; SILVA, M. A. Caracterização da educação do campo no Espírito Santo. Recôncavo, Belford Roxo, v. 5, n. 8, p. 96-115, 2015. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1966. Acesso em: 4 jan. 2023.
SCHUNCK, C. et al. Meio ambiente em debate: uma metodologia vinculada à prática. In: SILVA, A. S. et al. (org.). Saberes e práticas. Vitória: EDUFES, 2012. p. 207. (Coleção Educação do Campo).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Patrícia Hand Littig, Débora Monteiro do Amaral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.