O diálogo entre a Educação Popular e a Educação do Campo com a Pedagogia da Alternância na busca por uma educação emancipadora

Autores/as

  • Patrícia Hand Littig Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu
  • Débora Monteiro do Amaral Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69335

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Educação Popular

Resumen

Este artigo foi motivado por uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que buscou fazer o entrelaçamento entre a Educação Popular, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, com o intuito de conhecer-reconhecer a constituição histórica da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, localizada no município de Domingos Martins/ES e suas contribuições para a educação dos povos campesinos da região. Por meio da trajetória constitutiva dos movimentos e das práticas empreendidas pela Educação Popular, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, buscamos compreender e analisar os processos constitutivos das proposições educativas, que, além do compromisso com a emancipação humana, também se comprometem com o trabalho como princípio educativo, na busca por uma educação emancipadora e não com a proposta do capital. A cada leitura, constatamos que a Educação Popular, juntamente com a Pedagogia da Alternância, constituem um fértil terreno para novos plantios e pesquisas como meio de luta para assegurar os direitos dos povos campesinos à educação.

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Biografía del autor/a

Patrícia Hand Littig, Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora na Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu, Espírito Santo, Brasil.

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Citas

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

LITTIG, P. H.; AMARAL, D. M. do. O diálogo entre a Educação Popular e a Educação do Campo com a Pedagogia da Alternância na busca por uma educação emancipadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 41–61, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69335. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69335. Acesso em: 24 nov. 2024.