Círculo de cultura e Educação Física escolar

inspirações decoloniais em Paulo Freire

Autores/as

  • Claudio Aparecido de Sousa Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62510

Palabras clave:

Círculo de Cultura, Educação Popular, Decolonialidade, Prática Pedagógica

Resumen

O objetivo do presente estudo foi verificar como o Círculo de Cultura, inspirado na visão decolonial de Paulo Freire, está sendo utilizado na prática pedagógica do componente curricular Educação Física. Trata-se de uma estratégia didática e metodológica que foi idealizada inicialmente visando alfabetizar adultos em um contexto de educação popular, aqui concebida na experiência do Brasil. Cabe ressaltar que este estudo se refere a um ensaio teórico, iniciado com a leitura de artigos científicos e livros disponíveis na literatura de Educação Física. Concluímos que nossa inspiração na visão decolonial de Paulo Freire permitiu identificar que a área utiliza pouco a proposta do Círculo de Cultura, seja como tratativa de intervenção ou de organização prática. Assim, os cinco artigos que trataram sobre Círculo de Cultura não utilizaram o conceito decolonial de Freire nos textos, no entanto houve explanação nos trabalhos sobre os conceitos freireanos de diálogo, conscientização e efetiva participação dos estudantes na reinvenção de novas práticas corporais, vivenciados em um contexto de educação popular, demonstrando que o legado de Freire contribui para a organização didática das aulas de Educação Física escolar.

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Biografía del autor/a

Claudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professor de Educação Física efetivo das redes municipais de educação de São Bernardo do Campo e Santo André, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo (DIÁLOGO/USJT) e  Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre as Relações Étnico-raciais (YLE-EDUCARE/Uninove).

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

SOUSA, C. A. de . Círculo de cultura e Educação Física escolar: inspirações decoloniais em Paulo Freire . Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 277–293, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62510. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62510. Acesso em: 23 nov. 2024.