Círculo de cultura e Educação Física escolar

inspirações decoloniais em Paulo Freire

Autores/as

  • Claudio Aparecido de Sousa Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62510

Palabras clave:

Círculo de Cultura, Educação Popular, Decolonialidade, Prática Pedagógica

Resumen

O objetivo do presente estudo foi verificar como o Círculo de Cultura, inspirado na visão decolonial de Paulo Freire, está sendo utilizado na prática pedagógica do componente curricular Educação Física. Trata-se de uma estratégia didática e metodológica que foi idealizada inicialmente visando alfabetizar adultos em um contexto de educação popular, aqui concebida na experiência do Brasil. Cabe ressaltar que este estudo se refere a um ensaio teórico, iniciado com a leitura de artigos científicos e livros disponíveis na literatura de Educação Física. Concluímos que nossa inspiração na visão decolonial de Paulo Freire permitiu identificar que a área utiliza pouco a proposta do Círculo de Cultura, seja como tratativa de intervenção ou de organização prática. Assim, os cinco artigos que trataram sobre Círculo de Cultura não utilizaram o conceito decolonial de Freire nos textos, no entanto houve explanação nos trabalhos sobre os conceitos freireanos de diálogo, conscientização e efetiva participação dos estudantes na reinvenção de novas práticas corporais, vivenciados em um contexto de educação popular, demonstrando que o legado de Freire contribui para a organização didática das aulas de Educação Física escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professor de Educação Física efetivo das redes municipais de educação de São Bernardo do Campo e Santo André, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo (DIÁLOGO/USJT) e  Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre as Relações Étnico-raciais (YLE-EDUCARE/Uninove).

Citas

AGUIAR, A. D. Círculo de Cultura: intervenção pedagógica na Educação Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICAS E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 22., 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2014.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, ago., 1999. Doi: 10.1590/S0101-32621999000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.

BRACHT, V.; CAPARROZ, F. E. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan., 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/53. Acesso em: 15 maio 2021.

BRANDÃO, C. R. Em volta do fogo aceso, em volta de um círculo. In: SPIGOLON, N. I.; CAMPOS, C. B. G. (org.). Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-18.

COLAÇO, T. L.; DAMÁZIO, E. S. P. (org.). Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012.

COSTA, B. B. Paulo Freire e os círculos de cultura: uma pedagogia da humanização. In: SPIGOLON, N. I.; CAMPOS, C. B. G. (org.). Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 45-46.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. S. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, 2000. Doi: 10.1590/S0102-88392000000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/hbD5jkw8vp7MxKvfvLHsW9D/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.

GROSFOGUEL, R. Decolonizing Western Uni-versalisms: Decolonial Pluri-versalism from Aimé Césaire to the Zapatistas. Transmodernity, Merced-CA, v. 1, n. 3, p. 88-104, sep.-dec., 2012. Doi: 10.5070/T413012884. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/01w7163v. Acesso em: 18 maio 2021.

KUNZ, E. (org.). Didática da educação física. 5. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, 2017. Doi: 10.17666/329402/2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?lang=pt#. Acesso em: 10 jun. 2021.

MOTA NETO, J. C. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV, 2016.

MOTA NETO, J. C.; STRECK, D. R. Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 78, p. 207-223, nov./dez., 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65353. Acesso em: 12 jun. 2021.

NEIRA, M. G. Educação física. São Paulo: Blucher, 2011.

RODRIGUES, L. L.; BRACHT, V. As culturas da Educação Física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 32, n. 1, p. 93-107, set., 2010. Doi: 10.1590/S0101-32892010000400007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/PLzKjYqwzgq4qjGqHp35WPw/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2021.

ROMÃO, J. E. et al. Círculo epistemológico: círculo de cultura como metodologia de pesquisa. Revista Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, v. 9, n. 13, p. 137- 195, jan./jun., 2006.

SAUL, A. M. Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 9-34, jan./mar., 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/27365. Acesso em: 15 maio 2021.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOUSA, C. A.; SILVA, P. A.; MALDONADO, D. T. Muito além da prática pela prática: Educação Física como componente curricular da educação básica. Cadernos de Formação RBCE, v. 8, n. 1, p. 55-66, mar., 2017. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2256. Acesso em: 15 maio 2021.

SOUSA, C. A.; MAFRA, J. F. Formação de professores e o currículo cultural da educação física: uma etnografia sobre a prática pedagógica. Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 179-192, jul./dez., 2016. Doi: 10.5585/dialogia.N24.6861. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6861. Acesso em: 18 jun. 2021.

SOUSA, C. A.; MALDONADO, D. T.; NEIRA, M. G. Círculo de cultura e educação física: a tematização do funk na escola. Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 116- 129, 2018. Doi: 10.5902/2316546427299. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/27299. Acesso em: 18 jun. 2021.

SOUSA, C. A.; SILVA, P. A.; MALDONADO, D. T. Círculo de cultura e educação física escolar: reflexões de um docente sobre a sua prática pedagógica. Cadernos de Formação RBCE, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 9-19, set., 2017. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2257. Acesso em: 18 jun. 2021.

SOUSA, C. A. O currículo de educação física da rede pública municipal de Santo André (SP): concepções e práticas pedagógicas. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2017. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1734. Acesso em: 20 ago. 2021.

VALE, A. M. Educação popular na escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

SOUSA, C. A. de . Círculo de cultura e Educação Física escolar: inspirações decoloniais em Paulo Freire . Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 277–293, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62510. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62510. Acesso em: 28 sep. 2024.