Círculo de cultura e Educação Física escolar
inspirações decoloniais em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-62510Palavras-chave:
Círculo de Cultura, Educação Popular, Decolonialidade, Prática PedagógicaResumo
O objetivo do presente estudo foi verificar como o Círculo de Cultura, inspirado na visão decolonial de Paulo Freire, está sendo utilizado na prática pedagógica do componente curricular Educação Física. Trata-se de uma estratégia didática e metodológica que foi idealizada inicialmente visando alfabetizar adultos em um contexto de educação popular, aqui concebida na experiência do Brasil. Cabe ressaltar que este estudo se refere a um ensaio teórico, iniciado com a leitura de artigos científicos e livros disponíveis na literatura de Educação Física. Concluímos que nossa inspiração na visão decolonial de Paulo Freire permitiu identificar que a área utiliza pouco a proposta do Círculo de Cultura, seja como tratativa de intervenção ou de organização prática. Assim, os cinco artigos que trataram sobre Círculo de Cultura não utilizaram o conceito decolonial de Freire nos textos, no entanto houve explanação nos trabalhos sobre os conceitos freireanos de diálogo, conscientização e efetiva participação dos estudantes na reinvenção de novas práticas corporais, vivenciados em um contexto de educação popular, demonstrando que o legado de Freire contribui para a organização didática das aulas de Educação Física escolar.
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