A prática educativa de Amílcar Cabral no processo de descolonização

diálogos de Freire em África

Autores/as

  • Ana Paula Cavalcanti Centro Universitário Newton Paiva https://orcid.org/0000-0002-3865-2851
  • Mônica Costa Marçal de Moraes Centro Universitário Newton Paiva
  • Slaine Senra Mattos do Amaral Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62409

Palabras clave:

Paulo Freire, Amílcar Cabral, Prática educativa, Descolonização, Diálogos

Resumen

Este artigo tem como objetivo geral analisar os conteúdos de áudios gravados por Paulo Freire em entrevistas realizadas por ele em Guiné-Bissau, disponíveis na home page do Acervo Educador Paulo Freire, abordando o revolucionário e líder africano, Amílcar Cabral. Para tanto utilizou-se da análise de conteúdo e da pesquisa qualitativa, descritiva, em consonância com as obras primárias de Freire. No primeiro momento, buscou-se apresentar quem foi Amílcar Cabral e sua importância na libertação da África, com levantamento documental e revisão de trabalhos anteriores. Na segunda parte, mostrou-se como se deu o processo da chegada de Freire à Guiné-Bissau e a sua contribuição no processo formativo de alfabetização do país. Para finalizar as análises dos dados, fez-se uma comparação das obras de Freire em conformidade com os áudios e as relevâncias de Amílcar Cabral na concepção freireana.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Cavalcanti, Centro Universitário Newton Paiva

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora no Centro Universitário Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF).

Mônica Costa Marçal de Moraes, Centro Universitário Newton Paiva

Especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; bolsista do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF).

Slaine Senra Mattos do Amaral, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda em Letras no Centro Universitário Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil; bolsista do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF).

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Publicado

2021-09-30

Cómo citar

CAVALCANTI, A. P. .; MORAES, M. C. M. de .; AMARAL, S. S. M. do . A prática educativa de Amílcar Cabral no processo de descolonização: diálogos de Freire em África. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 308–331, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62409. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62409. Acesso em: 22 dic. 2024.