BNCC e a Carta da Terra

análise dos discursos dissonantes a partir do pensamento de Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62350

Palabras clave:

BNCC, Carta da Terra, Paulo Freire

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para lançar luz sobre como são abordados os temas relacionados aos debates atuais sobre a sustentabilidade da vida no planeta nos cinco primeiros anos do ensino fundamental. Com base na epistemologia do ciclo de políticas, discute-se a origem da BNCC e suas intenções, considerando questões de poder que levam ao predomínio da lógica empresarial na educação. O estudo das habilidades a serem desenvolvidas com os estudantes revelou um enfoque curricular técnico-instrumental em uma realidade mitificada, com temas abordados de forma reducionista e fragmentada. Com base no pensamento de Paulo Freire, conclui-se pela necessária compreensão dessa política para a construção da consciência crítica que viabilize outros desenhos curriculares fundamentados na educação crítico-emancipatória. Com esse propósito, a Carta da Terra, a partir de uma leitura crítica, pode ser assumida como instrumento de luta contra uma educação reacionária no bojo de uma sociedade desigual e excludente. A Carta da Terra, ao estabelecer um pacto de cuidado com a Terra, promovendo os direitos humanos, a justiça social e econômica para uma civilização sustentável, constitui-se como importante referência para a construção do currículo escolar, visando à práxis que é, em si, transformadora.

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Biografía del autor/a

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Metodista de São Paulo, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação e do Grupo de Estudos Paulo Freire.

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

CAMPOS, E. F. E. BNCC e a Carta da Terra: análise dos discursos dissonantes a partir do pensamento de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 148–169, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62350. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62350. Acesso em: 2 sep. 2024.