A epistemologia de Paulo Freire sobre a docência

interconexões entre diálogos teóricos da pós-graduação em educação e a obra Pedagogia da Autonomia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62334

Palabras clave:

Docência, Educação, Epistemologia, Paulo Freire

Resumen

Com o objetivo de contribuir com as reflexões acerca da docência como temática fundamental da pesquisa em educação, este artigo se propõe a pontuar interconexões dos saberes dialogados em duas disciplinas de um curso de Doutorado em Educação, com a investigação da obra Pedagogia da Autonomia, reconhecendo no pensamento freireano a epistemologia acerca da prática docente. Realizou-se um estudo exploratório e sistematizado, exaltando questões problematizadoras e buscas por categorias base para ampliação dos conceitos e compreensão do pensamento de Paulo Freire. Concluiu-se que a epistemologia do pensamento freireano se pauta em uma docência crítica, política e transformadora, em que docência e discência estão sempre em processo de simbiose. A prática docente para a autonomia requer uma práxis da inteireza que se baseia na perspectiva da riqueza da diversidade de ser humano em construção e transformação por meio da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Diniz Warken, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; membro dos Grupos de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE) e Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX); bolsista Capes/DS.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil; professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE/UDESC); presidente da Associação Brasileira de Alfabetização.

Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina; líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX/CNPq/UDESC); vice-coordenadora do Laboratório Entrelaçando Saberes e Fazeres em Educação Sexual Emancipatória (LabTEIAS/UDESC).

Citas

FORTUNA, V. Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/595. Acesso em: 10 fev. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

MELO, G. F.; PIMENTA, S. G. Princípios de uma didática multidimensional: um estudo a partir de percepções de pós-graduandos em educação. Caderno de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 2, abr./jun., 2018. Doi: 10.18764/2178-2229.v25n2p53-70. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9293. Acesso em: 15 fev. 2021.

MENDONÇA, P. B. O. A metodologia científica em pesquisas educacionais: pensar e fazer Ciência. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 5, n. 3, p. 87-96, jun. 2017. Doi: 10.17564/2316-3828.2017v5n3p87-96. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4020. Acesso em: 12 fev. 2021.

MICHELS, L. B.; VOLPATO, G. Marxismo e fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 1, p. 122-134, abr./set. 2011. Doi: 10.20396/rfe.v3i1.8635473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635473. Acesso em: 15 fev. 2021.

PEREIRA, D. A. Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire: a

transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético. 2015. 119 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2950. Acesso em: 12 fev. 2021.

PROJETO MEMÓRIA PAULO FREIRE. Paulo Freire Projeto Memória 2005. Disponível em: http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pecas_culturais/03_pc_video_documentario.html. Acesso em: 14 fev. 2020.

RIBEIRO, M. P. A contribuição da teoria de Paulo Freire para a docência. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 16, n. 181, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/30569. Acesso em: 16 fev. 2021.

SANTOS, L. R. Nicolau de Cusa e a sabedoria do idiota. In: Linguagem, Retórica e Filosofia no Renascimento. Lisboa: Edições Colibri, 2004.

SCOCUGLIA, A. C. Programa Paulo Freire Vivo 1 - Vida e Obra de Paulo Freire. YouTube, TV UFPB, 12 de setembro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BJZlJFq5I-U&t=5s. Acesso em: 13 fev. 2021.

SCOCUGLIA, A. C. As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 200-232, jan./abr. 2018. Doi: 10.20396/rfe.v10i1.8652006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652006. Acesso em: 16 fev. 2021.

SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993.

STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Diccionario Paulo Freire. Lima: CEAAL, 2015.

TESSER, G. J. Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar em Revista, Curitiba, v. 10, n. 10, jan./dez. 1994. Doi: 10.1590/0104-4060.131. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36044. Acesso em: 10 fev. 2021.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa qualitativa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.

WOHLFART, J. A. Fundamentos epistemológicos da Pedagogia do Oprimido. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 7., 2013. Anais [...]. Recife: UFPE, 2013. Disponível em: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/viewFile/90/21. Acesso em: 15 fev. 2021.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

WARKEN, A. D. .; MARTINS FILHO, L. J. .; MELO, S. M. M. de. A epistemologia de Paulo Freire sobre a docência: interconexões entre diálogos teóricos da pós-graduação em educação e a obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 65–83, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62334. Acesso em: 23 nov. 2024.