A epistemologia de Paulo Freire sobre a docência

interconexões entre diálogos teóricos da pós-graduação em educação e a obra Pedagogia da Autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62334

Palavras-chave:

Docência, Educação, Epistemologia, Paulo Freire

Resumo

Com o objetivo de contribuir com as reflexões acerca da docência como temática fundamental da pesquisa em educação, este artigo se propõe a pontuar interconexões dos saberes dialogados em duas disciplinas de um curso de Doutorado em Educação, com a investigação da obra Pedagogia da Autonomia, reconhecendo no pensamento freireano a epistemologia acerca da prática docente. Realizou-se um estudo exploratório e sistematizado, exaltando questões problematizadoras e buscas por categorias base para ampliação dos conceitos e compreensão do pensamento de Paulo Freire. Concluiu-se que a epistemologia do pensamento freireano se pauta em uma docência crítica, política e transformadora, em que docência e discência estão sempre em processo de simbiose. A prática docente para a autonomia requer uma práxis da inteireza que se baseia na perspectiva da riqueza da diversidade de ser humano em construção e transformação por meio da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Diniz Warken, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; membro dos Grupos de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE) e Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX); bolsista Capes/DS.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil; professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE/UDESC); presidente da Associação Brasileira de Alfabetização.

Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina; líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX/CNPq/UDESC); vice-coordenadora do Laboratório Entrelaçando Saberes e Fazeres em Educação Sexual Emancipatória (LabTEIAS/UDESC).

Referências

FORTUNA, V. Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/595. Acesso em: 10 fev. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

MELO, G. F.; PIMENTA, S. G. Princípios de uma didática multidimensional: um estudo a partir de percepções de pós-graduandos em educação. Caderno de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 2, abr./jun., 2018. Doi: 10.18764/2178-2229.v25n2p53-70. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9293. Acesso em: 15 fev. 2021.

MENDONÇA, P. B. O. A metodologia científica em pesquisas educacionais: pensar e fazer Ciência. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 5, n. 3, p. 87-96, jun. 2017. Doi: 10.17564/2316-3828.2017v5n3p87-96. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4020. Acesso em: 12 fev. 2021.

MICHELS, L. B.; VOLPATO, G. Marxismo e fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 1, p. 122-134, abr./set. 2011. Doi: 10.20396/rfe.v3i1.8635473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635473. Acesso em: 15 fev. 2021.

PEREIRA, D. A. Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire: a

transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético. 2015. 119 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2950. Acesso em: 12 fev. 2021.

PROJETO MEMÓRIA PAULO FREIRE. Paulo Freire Projeto Memória 2005. Disponível em: http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pecas_culturais/03_pc_video_documentario.html. Acesso em: 14 fev. 2020.

RIBEIRO, M. P. A contribuição da teoria de Paulo Freire para a docência. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 16, n. 181, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/30569. Acesso em: 16 fev. 2021.

SANTOS, L. R. Nicolau de Cusa e a sabedoria do idiota. In: Linguagem, Retórica e Filosofia no Renascimento. Lisboa: Edições Colibri, 2004.

SCOCUGLIA, A. C. Programa Paulo Freire Vivo 1 - Vida e Obra de Paulo Freire. YouTube, TV UFPB, 12 de setembro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BJZlJFq5I-U&t=5s. Acesso em: 13 fev. 2021.

SCOCUGLIA, A. C. As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 200-232, jan./abr. 2018. Doi: 10.20396/rfe.v10i1.8652006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652006. Acesso em: 16 fev. 2021.

SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993.

STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Diccionario Paulo Freire. Lima: CEAAL, 2015.

TESSER, G. J. Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar em Revista, Curitiba, v. 10, n. 10, jan./dez. 1994. Doi: 10.1590/0104-4060.131. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36044. Acesso em: 10 fev. 2021.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa qualitativa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.

WOHLFART, J. A. Fundamentos epistemológicos da Pedagogia do Oprimido. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 7., 2013. Anais [...]. Recife: UFPE, 2013. Disponível em: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/viewFile/90/21. Acesso em: 15 fev. 2021.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

WARKEN, A. D. .; MARTINS FILHO, L. J. .; MELO, S. M. M. de. A epistemologia de Paulo Freire sobre a docência: interconexões entre diálogos teóricos da pós-graduação em educação e a obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 65–83, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62334. Acesso em: 24 dez. 2024.