A epistemologia de Paulo Freire sobre a docência
interconexões entre diálogos teóricos da pós-graduação em educação e a obra Pedagogia da Autonomia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-62334Palavras-chave:
Docência, Educação, Epistemologia, Paulo FreireResumo
Com o objetivo de contribuir com as reflexões acerca da docência como temática fundamental da pesquisa em educação, este artigo se propõe a pontuar interconexões dos saberes dialogados em duas disciplinas de um curso de Doutorado em Educação, com a investigação da obra Pedagogia da Autonomia, reconhecendo no pensamento freireano a epistemologia acerca da prática docente. Realizou-se um estudo exploratório e sistematizado, exaltando questões problematizadoras e buscas por categorias base para ampliação dos conceitos e compreensão do pensamento de Paulo Freire. Concluiu-se que a epistemologia do pensamento freireano se pauta em uma docência crítica, política e transformadora, em que docência e discência estão sempre em processo de simbiose. A prática docente para a autonomia requer uma práxis da inteireza que se baseia na perspectiva da riqueza da diversidade de ser humano em construção e transformação por meio da educação.
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