A utopia de Paulo Freire

o lugar da educação na conquista da emancipação humana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62197

Palabras clave:

Paulo Freire, Emancipação, Educação

Resumen

O artigo analisa o sentido emancipatório em Paulo Freire. Articula esse sentido à dimensão humanista revolucionária que o autor atribuiu à educação para a liberdade. Desenvolve a seguinte questão: qual o sentido emancipatório da utopia freiriana? Destaca que a utopia freiriana configura-se na superação da sociabilidade capitalista ao abordar a educação como dimensão da práxis humana que se desenvolve no processo histórico. Realizou-se uma revisão bibliográfica, analisando o humanismo revolucionário de Paulo Freire, especialmente em Educação como Prática da Liberdade e em Pedagogia do Oprimido. Sistematizou-se, também, o diálogo freiriano com autores que abordam a formação social brasileira e a tradição marxiana do estudo da filosofia da práxis para estabelecer as relações entre educação para a liberdade e a emancipação humana. A teoria crítica de educação indica que a utopia freiriana se pautou em um sentido integral e ilimitado da liberdade. A relação entre uma educação para a liberdade e a emancipação humana conferia um caráter de superação da sociabilidade capitalista por sua reprodução das relações de exploração, de dominação e de opressão.

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Biografía del autor/a

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade do Porto, Portugal; professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

RODRIGUES, R. L. A utopia de Paulo Freire: o lugar da educação na conquista da emancipação humana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 29–42, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62197. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62197. Acesso em: 28 jul. 2024.