Educação freireana em comunidades quilombolas e implementação do ensino de História na comunidade Manga/Iús no município de Batalha, Piauí

Autores/as

  • Elvis Gomes Marques Filho Universidade Estadual do Piauí https://orcid.org/0000-0003-2681-6094
  • Luiz Gustavo da Rocha Moraes Universidade Estadual do Maranhão
  • Ingred Dayane Carvalho Macêdo Universidade Estadual do Piauí
  • Francisca Maria Sousa Melo Secretaria Estadual de Educação do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62160

Palabras clave:

Educação Quilombola, Ensino de História, Dificuldades de Implementação, Leis Educacionais

Resumen

O processo colonizador brasileiro perpetuou uma cultura eurocêntrica, marginalizando grupos não brancos. Esse apagamento resultou no não reconhecimento de indivíduos negros e indígenas como partícipes da sociedade. Por esse motivo, em conquista dos movimentos negros, reconheceu-se a importância da educação quilombola nas escolas públicas e privadas brasileiras, a fim de perpetuar a história e cultura afro-brasileira e indígenas. Todavia, esse ensino ainda é precário, haja vista o racismo estrutural brasileiro. Esse texto busca mostrar a eficácia da aplicação da Lei nº 10.639/2003 em uma escola presente na comunidade quilombola remanescente Manga-Iús, localizada no município de Batalha, Piauí. Para a pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, fundamentada nas ideias de Paulo Freire, levando em consideração seus pensamentos, e entrevistas do presidente da comunidade e do professor de história da escola pesquisada.

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Biografía del autor/a

Elvis Gomes Marques Filho, Universidade Estadual do Piauí

Mestrando em Direito (Direitos Humanos) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil; professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí, Brasil; líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq); membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito (UESPI).

Luiz Gustavo da Rocha Moraes, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em História na Universidade Estadual do Maranhão, Brasil; membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq).

Ingred Dayane Carvalho Macêdo, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Direito na Universidade Estadual do Piauí, Brasil; membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq).

Francisca Maria Sousa Melo, Secretaria Estadual de Educação do Piauí

Especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq); professora da rede estadual de educação do Piauí, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

MARQUES FILHO, E. G.; MORAES, L. G. da R.; MACÊDO, I. D. C. .; MELO, F. M. S. . Educação freireana em comunidades quilombolas e implementação do ensino de História na comunidade Manga/Iús no município de Batalha, Piauí. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 471–490, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62160. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62160. Acesso em: 26 nov. 2024.