Educação e formação docente
uma visão a partir de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-61983Palabras clave:
Formação permanente, Trabalho docente, Pra´tica pedagógicaResumen
A educação é fator primordial na vida do ser humano. Conforme Freire (2013), é humanizadora e conscientizadora. Freire aborda dois tipos de educação: a educação bancária, alicerçada no ensino transmissivo e fragmentário, tendo os educandos como receptores; e a outra, emancipatória, que compreende os educandos como seres ativos e reflexivos. Objetivou-se, neste artigo, refletir sobre as concepções de educação e formação docente. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de Freire (2000, 2005, 2009, 2013), Imbernón (2016), Lopes e Amorim (2018), Scocuglia (2019). Freire defende uma formação permanente para os educadores, tendo em vista que o ser humano é um ser inconcluso, inacabado, necessitando compreender e acompanhar as mudanças que ocorrem na vida, no sistema educacional e nas relações que se estabelecem entre os homens e entre educação e sociedade. Concluímos, portanto, que a formação permanente é imprescindível ao trabalho docente, pois por meio dela o educador torna-se capaz de desenvolver sua prática pedagógica em que estejam presentes o diálogo, a escuta e o respeito aos diferentes saberes como elementos que contribuirão para uma leitura da realidade capaz de transformá-la.
Descargas
Citas
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: carta a quem ousa ensinar. 17. ed. São Paulo: Olho D’Água, 2006.
GADOTTI, M. O trabalho coletivo como princípio pedagógico. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa, n. 24, p. 160-163, 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 dez. 2020.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
LOPES, E. J.; AMORIM, R. M. Paulo Freire: culturas, ética e subjetividade no ensinar e aprender. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.
PRETTO, F. L.; ZITKOSKI, J. J. Por uma educação humanizadora: um diálogo entre Paulo Freire e Erich Fromm. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 17, n. 29, p. 46-65, dez. 2016. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2225. Acesso em: 5 dez. 2020.
SCOCUGLIA, A. C. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 7. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.