Educação e formação docente

uma visão a partir de Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61983

Palabras clave:

Formação permanente, Trabalho docente, Pra´tica pedagógica

Resumen

A educação é fator primordial na vida do ser humano. Conforme Freire (2013), é humanizadora e conscientizadora. Freire aborda dois tipos de educação: a educação bancária, alicerçada no ensino transmissivo e fragmentário, tendo os educandos como receptores; e a outra, emancipatória, que compreende os educandos como seres ativos e reflexivos. Objetivou-se, neste artigo, refletir sobre as concepções de educação e formação docente. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de Freire (2000, 2005, 2009, 2013), Imbernón (2016), Lopes e Amorim (2018), Scocuglia (2019). Freire defende uma formação permanente para os educadores, tendo em vista que o ser humano é um ser inconcluso, inacabado, necessitando compreender e acompanhar as mudanças que ocorrem na vida, no sistema educacional e nas relações que se estabelecem entre os homens e entre educação e sociedade. Concluímos, portanto, que a formação permanente é imprescindível ao trabalho docente, pois por meio dela o educador torna-se capaz de desenvolver sua prática pedagógica em que estejam presentes o diálogo, a escuta e o respeito aos diferentes saberes como elementos que contribuirão para uma leitura da realidade capaz de transformá-la.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geralda Maria de Bem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil; professora da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , Câmpus Pau dos Ferros, Brasil; membro do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR/UERN) e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN).

Maria Auricélia Gadelha Reges , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora assistente na mesma instituição; membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE).

Citas

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: carta a quem ousa ensinar. 17. ed. São Paulo: Olho D’Água, 2006.

GADOTTI, M. O trabalho coletivo como princípio pedagógico. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa, n. 24, p. 160-163, 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 dez. 2020.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

LOPES, E. J.; AMORIM, R. M. Paulo Freire: culturas, ética e subjetividade no ensinar e aprender. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.

PRETTO, F. L.; ZITKOSKI, J. J. Por uma educação humanizadora: um diálogo entre Paulo Freire e Erich Fromm. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 17, n. 29, p. 46-65, dez. 2016. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2225. Acesso em: 5 dez. 2020.

SCOCUGLIA, A. C. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 7. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

BEM, G. M. de; SILVA, C. N. M. da; REGES , M. A. G. . Educação e formação docente: uma visão a partir de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 84–96, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61983. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61983. Acesso em: 22 nov. 2024.