Educação em saúde com adolescentes quilombolas como estratégia de construção da paz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60344

Palabras clave:

Violência, Vulnerabilidade em saúde, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Adolescente

Resumen

O objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência extensionista em uma escola pública com adolescentes quilombolas tendo a educação em saúde como estratégia para construção da paz. A metodologia considerou a utilização do método participativo e o desenvolvimento de atividade lúdica entre adolescentes de 11 a 18 anos pertencentes à escola municipal da comunidade negra rural quilombola localizada na zona rural de Feira de Santana-Ba. Resultou-se no desenvolvimento das atividades que favoreceram a promoção da autoestima, autoafirmação racial e o resgate à identidade do adolescente negro, contribuindo com empoderamento para enfrentar o racismo/violência e o reforço às estratégias de construção da paz. A metodologia utilizada possibilitou a aproximação dos alunos à nova forma de atividade. Compreende-se os prováveis fatores que motivam a violência entre os adolescentes e constata-se a necessidade da continuidade de ações educativas.

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Biografía del autor/a

Vanessa Cedraz dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana,  Bahia, Brasil; integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS/UEFS); bolsista PROEX/UEFS.

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS/UEFS) e do Grupo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente Crescer (EE/UFBA).

Sinara de Lima Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS/UEFS).

Citas

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

SANTOS, V. C. dos; MORAIS, A. C. .; SOUZA, S. de L. . Educação em saúde com adolescentes quilombolas como estratégia de construção da paz. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 313–325, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60344. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60344. Acesso em: 24 nov. 2024.