Da arara-azul à gaivota do litoral sul
o PAIETS como espaço do sentir, aprender e criar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-58746Palabras clave:
Educação Popular, Extensão, PAIETSResumen
Na obra O voo da arara-azul: escritos sobre a vida, cultura e educação ambiental, Brandão (2007) aborda a representação da Arara-azul como uma compreensão da condição de fragilidade – própria do ser humano –, mas, também, da viabilidade de resistência e esperança num cenário que tende a capturar os sonhos e a existência digna. Nesta relação, inspirada nas viagens da Ararinha, narramos sobre a aventura, nos voos, percursos, direções e ninhos do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) por meio da alegoria da arara-azul criada por Brandão (2007). Assim, ao olharmos para o céu no extremo sul do litoral Sul, enxergamos que o PAIETS se nutre ao mergulhar na concepção de educação popular, por meio dos aprendizados com Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão. Trata-se de um voo extensionista por meio da experiência de cursos pré-universitários populares na cidade do Rio Grande (RS). Nosso ancoradouro, portanto, expande-se às novas possibilidades de esvoejar rumo à transformação da universidade e da sociedade.
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