Surdez, linguagem e psicanálise

contribuições à construção do sujeito socioeducacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58321

Palabras clave:

Sujeito surdo, Psicanálise, Linguagem, Lalíngua

Resumen

Ao estabelecer uma conexão entre surdez, linguagem e psicanálise, o artigo oportuniza ampliar e suscitar possibilidades de desenvolvimento de novos conhecimentos com relação ao processo de construção do sujeito, que nos permite refletir sobre quem é o sujeito único, engendrado pela  linguagem, que é constituído e constituinte das suas experiências intransferíveis e pessoais desde o seu nascimento. O sujeito surdo sinalizado (que só se comunica por meio da língua de sinais), mesmo com expressivas conquistas  em termos de  legislações, ainda continua com dificuldades no que tange ao processo de aprendizagem no âmbito escolar, o que implica qualitativamente a sua inclusão social. Destaca-se que a psicanálise se preocupa em estudar e investigar o inconsciente e o funcionamento do aparelho psíquico, cujo sujeito socioeducacional é construído pela linguagem. Esta pesquisa bibliográfica se configura metodologicamente em um estudo descritivo qualitativo, cujas análises permitiram inferir que a linguagem não é vocalização. Torna-se relevante tais conhecimentos quando se pretende transformar o campo socioeducacional em um espaço inclusivo e significativo à construção do sujeito surdo sinalizado.   

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Biografía del autor/a

Luzia Cristina Nogueira de Araújo, Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Psicanálise,  Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, Brasil e em Educação pelo Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências, Rio de Janeiro, Brasil; professora na Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, Brasil.

Vera Maria Pollo Flores , Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; professora titular na Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

ARAÚJO, L. C. N. de .; FLORES , V. M. P. Surdez, linguagem e psicanálise: contribuições à construção do sujeito socioeducacional. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 4–17, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58321. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58321. Acesso em: 24 nov. 2024.