Surdez, linguagem e psicanálise
contribuições à construção do sujeito socioeducacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-58321Palabras clave:
Sujeito surdo, Psicanálise, Linguagem, LalínguaResumen
Ao estabelecer uma conexão entre surdez, linguagem e psicanálise, o artigo oportuniza ampliar e suscitar possibilidades de desenvolvimento de novos conhecimentos com relação ao processo de construção do sujeito, que nos permite refletir sobre quem é o sujeito único, engendrado pela linguagem, que é constituído e constituinte das suas experiências intransferíveis e pessoais desde o seu nascimento. O sujeito surdo sinalizado (que só se comunica por meio da língua de sinais), mesmo com expressivas conquistas em termos de legislações, ainda continua com dificuldades no que tange ao processo de aprendizagem no âmbito escolar, o que implica qualitativamente a sua inclusão social. Destaca-se que a psicanálise se preocupa em estudar e investigar o inconsciente e o funcionamento do aparelho psíquico, cujo sujeito socioeducacional é construído pela linguagem. Esta pesquisa bibliográfica se configura metodologicamente em um estudo descritivo qualitativo, cujas análises permitiram inferir que a linguagem não é vocalização. Torna-se relevante tais conhecimentos quando se pretende transformar o campo socioeducacional em um espaço inclusivo e significativo à construção do sujeito surdo sinalizado.
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