O trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati, Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58153

Palabras clave:

Pedagogo, Pedagogia social, Centro de Referência de Assistência Social

Resumen

O artigo objetiva analisar a prática profissional dos pedagogos atuantes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati-PR, enfatizando o seu processo formativo para desenvolvimento profissional no âmbito da Pedagogia Social. Para tanto, indica alguns apontamentos acerca da emergência da Pedagogia Social no Brasil e o surgimento do CRAS. Enfatiza a formação dos profissionais pedagogos, valorizando a importância da formação adequada para os trabalhos ofertados no CRAS. Ao final, problematiza a realidade do trabalho do pedagogo no município, indicando seu panorama econômico e social para compreender a importância do seu trabalho nesse contexto. A pesquisa partiu de uma perspectiva freiriana de análise documental e questionário online. Os resultados obtidos evidenciam que a formação do pedagogo é adequada para o trabalho junto ao CRAS. Contudo, ressalta a importância dessa formação contemplar em suas grades curriculares, disciplinas que oportunizem a discussão na área da Pedagogia Social. Reflete que, atualmente, a formação inicial perpassa retrocessos, devido à Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação, em que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Leticia da Silva Sakata, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná, Brasil;  professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO) e da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (UFPR). 

Letycia Chylajenko, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, Brasil;  participante do Projeto de Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Citas

ANFOPE - ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, 12., 2019. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2019. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2019/12/XII-Semin%C3%A1rio-Nacional-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-dos-Profissionais-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-book.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.

ARAUJO, N. F. M. et al. Pedagogia social: a atuação do pedagogo em ambiente não escolar. Piauí: UFPI, 2014.

BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Doi: 10.22420/rde.v13i27.1038. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 7 nov. 2020.

BRASIL. Decreto-lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Brasília, 2017. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/concepcao_fortalecimento_vinculos.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica – Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Brasília, 2012. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/NOBSUAS_2012.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

CALIMAN, G. Pedagogia social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, Americana, Ano 22, n. 23, p. 341-368, 2010. Doi: 10.19091/reced.v0i23.73. Disponível em: https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/73. Acesso em: 15 fev. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE. P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FURLAM, C. M. A. História do curso de Pedagogia no Brasil: 1939-2005. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 15., 2008. Anais [...]. Londrina: UEL, 2008.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/irati/panorama. Acesso em: 3 fev. 2021.

IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Caderno Estatístico do Município de Irati. Curitiba: IPARDES, 2021. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=84500&btOk=ok. Acesso em: 3 fev. 2021.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, E. R. A pedagogia no contexto brasileiro: análises de possíveis aproximações ou distanciamento das áreas da educação popular e dos movimentos populares. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 3., 2010. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=00000000920100001&script=sci_issuetoc. Acesso em: 15 fev. 2021.

MACHADO, E. R.; OLIVEIRA, A. A. O educador social no Brasil: perspectivas históricas e discussões atuais. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11., 2013. Anais [...]. Curitiba: PUC do Paraná, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7864_4336.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

MOREIRA, H.;. CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SEVERINO, A. J. Como ler um texto de filosofia. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2009.

SEVERO, J. L. R. L.; POSSEBON, E. G. (org.). Fundamentos e temas em pedagogia social e educação não escolar. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019.

UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Matriz Curricular Pedagogia. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/catalogo-cursos/catalogo_2018/organizacao_curricular/pedagogia_noturno.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Matriz Curricular Pedagogia. Disponível em: http://www.pen.uem.br/cursos-de-graduacao/campus-sede-maringa-pr-x/documentos/pedagogia.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Matriz Curricular Pedagogia. Disponível em: https://c5a20d98-2019-4339-9b8f-0fb6258882f8.filesusr.com/ugd/ed9642_b95950be98474de2a4876ecbf3bdf292.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Matriz Curricular Pedagogia. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1RBAlUYAJS6VJSyUq27ino5V063fYngCh/view. Acesso em: 13 jul. 2020.

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Matriz Curricular Pedagogia. Disponível em: http://paranavai.unespar.edu.br/graduacao/graduacao/pedagogia-1/pedagogia. Acesso em: 13 jul. 2020.

UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE. Matriz Curricular Pedagogia. Disponível em: https://www3.unicentro.br/proen/wp-content/uploads/sites/41/2020/04/Pedagogia-I.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

UNIOSTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Matriz Curricular Pedagogia. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/prograd-outros/cursos-campus-todos/fozcampus?campi=0&curso=FOZ0032. Acesso em: 13 jul. 2020.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

SAKATA, K. L. da S.; CHYLAJENKO, L. O trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati, Paraná. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 206–229, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58153. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58153. Acesso em: 22 nov. 2024.