O trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati, Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58153

Palavras-chave:

Pedagogo, Pedagogia social, Centro de Referência de Assistência Social

Resumo

O artigo objetiva analisar a prática profissional dos pedagogos atuantes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati-PR, enfatizando o seu processo formativo para desenvolvimento profissional no âmbito da Pedagogia Social. Para tanto, indica alguns apontamentos acerca da emergência da Pedagogia Social no Brasil e o surgimento do CRAS. Enfatiza a formação dos profissionais pedagogos, valorizando a importância da formação adequada para os trabalhos ofertados no CRAS. Ao final, problematiza a realidade do trabalho do pedagogo no município, indicando seu panorama econômico e social para compreender a importância do seu trabalho nesse contexto. A pesquisa partiu de uma perspectiva freiriana de análise documental e questionário online. Os resultados obtidos evidenciam que a formação do pedagogo é adequada para o trabalho junto ao CRAS. Contudo, ressalta a importância dessa formação contemplar em suas grades curriculares, disciplinas que oportunizem a discussão na área da Pedagogia Social. Reflete que, atualmente, a formação inicial perpassa retrocessos, devido à Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação, em que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica.

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Biografia do Autor

Kelly Leticia da Silva Sakata, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná, Brasil;  professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO) e da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (UFPR). 

Letycia Chylajenko, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, Brasil;  participante do Projeto de Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

SAKATA, K. L. da S.; CHYLAJENKO, L. O trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati, Paraná. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 206–229, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58153. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58153. Acesso em: 22 dez. 2024.