A constitucionalidade das cotas para indígenas no ensino superior numa perspectiva histórica e intercultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-57771

Palabras clave:

Inclusão na Universidade, Interculturalidade, Direitos Humanos, Povos indígenas

Resumen

O presente artigo visa trazer uma reflexão acerca da inclusão efetiva dos povos indígenas nas universidades sob um aspecto intercultural, defendendo a constitucionalidade da Lei 12.711/2012, que trata do sistema de cotas para ingresso nas universidades, tanto para negros quanto para indígenas. A discussão se pauta nos reflexos práticos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 186, que teve a maioria dos votos favoráveis no sentido de declarar a constitucionalidade da referida lei.

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Biografía del autor/a

Pedro Pulzatto Peruzzo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Direito num Mundo Globalizado (CNPq/PUC Campinas).

Carla Regina Pinheiro de Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

PERUZZO, P. P.; FREITAS, C. R. P. de. A constitucionalidade das cotas para indígenas no ensino superior numa perspectiva histórica e intercultural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 140–159, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-57771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/57771. Acesso em: 22 jul. 2024.