Cuidado e educação dos bebês e crianças pequeninas

um olhar por dentro da creche

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53182

Palabras clave:

Educação Infantil, Gestão Pedagógica, Projeto Político Pedagógico, Teoria Histórico-Cultural, Cuidado e Educação na creche.

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de como a concretização de um projeto político pedagógico embasado teoricamente contribui para que o cuidado e a educação de bebês e crianças de até três anos se conceituem como unidade na prática docente e de profissionais da Educação Infantil. O foco está nas contribuições da gestão pedagógica – coordenação e direção – para o desafio diário de organizar ações de formação continuada com base no documento norteador das instituições de Educação Infantil. A partir de preceitos da Teoria Histórico-Cultural, o estudo realiza uma análise dialética das ações pedagógicas na creche, considerando o movimento entre teoria e prática. Os resultados da análise apontam para as possibilidades de concretização do projeto político-pedagógico como condição para uma prática educativa potencialmente humanizadora na creche. Só a compreensão do valor da educação no processo de humanização por meio do conhecimento teórico-científico sobre como os bebês e as crianças pequeninas aprendem, considerando a essencialidade das ações indissociáveis de cuidado e de educação nesse processo, pode orientar o pensar, o sentir e o agir dos professores e dos demais educadores em seu trabalho diário nas instituições de Educação Infantil.

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Biografía del autor/a

Juliana Guimarães Marcelino Akuri, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI) e do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural; diretora de escola municipal de educação infantil, Marília, São Paulo, Brasil.

Érika Christina Kohle, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: apropriação e objetivação, do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI); diretora de escola municipal de educação infantil, Marília, São Paulo, Brasil.

 

Marcelo Campos Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI) e do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural; professor coordenador de escola municipal de educação infantil, Marília, São Paulo, Brasil.

Citas

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

AKURI, J. G. M.; KOHLE, Érika C.; PEREIRA, M. C. Cuidado e educação dos bebês e crianças pequeninas: um olhar por dentro da creche. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 171–192, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53182. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53182. Acesso em: 14 nov. 2024.