O lúdico no ensino de topografia

uma proposta de sequência didática para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)

Autores/as

  • Américo Garcia Freire Magalhães Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
  • Kedma Magalhães Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Mariano Leite Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Edivânia Gonçalves Patriota Rede Municipal de Educação de Serra Talhada

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53165

Palabras clave:

Educação do Campo, Matemática, EJA, Jogos, Topografia

Resumen

Objetiva-se com esta proposta de trabalho investigar as repercussões da utilização do lúdico como estratégia de ensino no aprendizado de Topografia para o Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia do PRONERA no Território do Sertão do Pajeú, Pernambuco. A partir disso, expor uma sequência didática viável ao ensino de Topografia no PRONERA. Para tanto, foi utilizada a manufatura e o manuseio de equipamentos alternativos para simples levantamentos topográficos agrícolas. A princípio foi realizada uma pesquisa documental para melhor conhecer a realidade dos discentes. Realizou-se coleta de dados referente ao processo de ensino-aprendizagem, aplicando-se avaliações idênticas, antes e depois da condução do trabalho, com o intuito de identificar o conhecimento prévio e verificar se houve contribuição no desempenho dos estudantes a partir da intervenção. Foram feitos registros orais por meio de entrevista em painel para conhecer a opinião dos discentes sobre as contribuições do projeto. Para análise estatística utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado. O resultado das análises aponta que houve uma melhoria significativa no aprendizado de Topografia de 33,64%. Os resultados da entrevista painel revelam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar o interesse e facilitar o aprendizado de Topografia.

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Biografía del autor/a

Américo Garcia Freire Magalhães, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira, Campus Recife, Pernambuco, Brasil; Técnico em Gestão Educacional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Brasil.

Kedma Magalhães Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio pós-doutoral na Universidad Rovira i Virgili, Espanha; professora adjunta I do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Daniel Mariano Leite, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; professor do Colegiado de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Edivânia Gonçalves Patriota, Rede Municipal de Educação de Serra Talhada

Especialista em Coordenação Pedagógica Escolar e Gestão de Projetos pela Faculdade Anchieta, Recife, Pernambuco, Brasil; professora efetiva da rede municipal de ensino de Serra Talhada, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

MAGALHÃES, A. G. F.; LIMA, K. M. .; LEITE, D. M.; PATRIOTA, E. G. . . O lúdico no ensino de topografia: uma proposta de sequência didática para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 122–143, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53165. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53165. Acesso em: 21 nov. 2024.

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