O lúdico no ensino de topografia
uma proposta de sequência didática para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53165Palabras clave:
Educação do Campo, Matemática, EJA, Jogos, TopografiaResumen
Objetiva-se com esta proposta de trabalho investigar as repercussões da utilização do lúdico como estratégia de ensino no aprendizado de Topografia para o Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia do PRONERA no Território do Sertão do Pajeú, Pernambuco. A partir disso, expor uma sequência didática viável ao ensino de Topografia no PRONERA. Para tanto, foi utilizada a manufatura e o manuseio de equipamentos alternativos para simples levantamentos topográficos agrícolas. A princípio foi realizada uma pesquisa documental para melhor conhecer a realidade dos discentes. Realizou-se coleta de dados referente ao processo de ensino-aprendizagem, aplicando-se avaliações idênticas, antes e depois da condução do trabalho, com o intuito de identificar o conhecimento prévio e verificar se houve contribuição no desempenho dos estudantes a partir da intervenção. Foram feitos registros orais por meio de entrevista em painel para conhecer a opinião dos discentes sobre as contribuições do projeto. Para análise estatística utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado. O resultado das análises aponta que houve uma melhoria significativa no aprendizado de Topografia de 33,64%. Os resultados da entrevista painel revelam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar o interesse e facilitar o aprendizado de Topografia.
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