Educação e moral na perspectiva republicana

Autores/as

  • Fábio César Junges Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tiago Anderson Brutti Universidade de Cruz Alta
  • Elizabeth Fontoura Dorneles Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-50321

Palabras clave:

Condição Humana, Constituição, Educação, República, Sociedade Moral

Resumen

Ao tematizar a condição humana, o sistema educacional e os critérios e propósitos de uma Constituição republicana, este artigo, de caráter exploratório e bibliográfico, articula as arguições de Sêneca e de Rousseau sobre os temas da moral e da educação; as considerações de Tugendhat a respeito dos sentidos em que se pode entender a palavra moral; e as narrativas e argumentos de Andrada e Silva em defesa da igualdade, da educação e da integração dos trabalhadores negros e dos nativos brasileiros à sociedade nacional. Esse repositório de ideias converge em muitos pontos com as proposições de Condorcet, cujos textos representam uma coleção de justificativas para a instituição da república e a organização de um sistema de educação comprometido com o imaginário moral republicano; e as teses de Freire, para quem a educação constitui um espaço privilegiado para a autonomia, a crítica e a emancipação, condições fundamentais para a transformação de uma realidade opressora. Freire se aproxima, por assim dizer, do iluminismo de Rousseau e de Condorcet, diferenças à parte, ao propor uma linguagem de esperança para o campo da educação, para além das teorias da reprodução, compreendendo que os estudantes são capazes de interpretar de modo ativo a sua própria situação e de resistir aos grupos e às forças que tentam fazer prevalecer as suas orientações de dominação.

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Biografía del autor/a

Fábio César Junges, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, Rio Grande do Sul, Brasil; com estágio pós-doutoral em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil; professor substituto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tiago Anderson Brutti, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Educação nas Ciências - Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil com período sanduíche na Facultad de Formación de Profesorado y Educación da Universidad Autónoma de Madrid, Espanha; estágio pós-doutoral em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil; professor adjunto I na Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.

Elizabeth Fontoura Dorneles , Universidade de Cruz Alta

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil;  professora da Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagem e Comunicação (GEPELC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (GEPAD).

Citas

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Publicado

2020-03-13

Cómo citar

JUNGES, F. C.; BRUTTI, T. A.; DORNELES , E. F. Educação e moral na perspectiva republicana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 160–175, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-50321. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/50321. Acesso em: 19 nov. 2024.