Ações Formativas Integradas
relato de experiência e impacto sobre a terceira edição do programa em Patos de Minas
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49947Palabras clave:
Ações Formativas Integradas., Campus Patos de Minas., Cursinho Pré-Enem GratuitoResumen
Este texto relata a experiência de execução da terceira edição do Programa Institucional de Extensão Ações Formativas Integradas (AFIN), da Universidade Federal de Uberlândia, no campus Patos de Minas. Tal projeto é voltado para os estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio, egressos do Ensino Médio oriundos de escolas públicas e bolsistas integrais da rede particular de Patos de Minas e região, oferecendo um cursinho pré-Enem gratuito, proporcionando uma preparação de qualidade para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Sendo assim, toda a estrutura do projeto desenvolvido é descrita, bem como o perfil social e educacional do aluno cursista recebido, os resultados das aprovações obtidas ao final da edição do Programa, as dificuldades encontradas para a sua realização, as melhorias implementadas em relação às edições anteriores e o impacto sobre a comunidade local.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; WAISELFISZ, J. J. Brasília-DF: Flacso, OEI, MEC, 2015. 346 p.
ANDIFES. V pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação das Universidades Federais. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-perfil-socioeconomico-dos-estudantes-de-graduacao-das-universidades-federais/. Acesso em: 27 maio 2019.
GUIA DO ESTUDANTE. Guia de cursinhos populares de todo o Brasil. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/guia-de-cursinhos-populares-de-todo-o-brasil/. Acesso em: 20 jul. 2019.
GUIA DO ESTUDANTE. Mais de 70% dos alunos das universidades federais são de baixa renda. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/mais-de-70-dos-alunos-das-universidades-federais-sao-de-baixa-renda. Acesso em: 21 jul. 2019.
IBGE. Cidades e Estados do Brasil, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2019.
INEP. Edital Nº 16, de 20 de março de 2018. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2018/edital_enem_2018.pdf. Acesso em: 3 jun. 2019.
INEP. Matrículas no ensino médio: sinopse estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 20 jul. 2019.
MENEGON, R. R. et al. A importância dos projetos de extensão no processo de formação inicial de professores de educação física. In: JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA, 14., 2015, Marília. Anais [...]. Marília, 2015.
PORTAL UFU. Universidade Federal de Uberlândia: conheça a UFU. Disponível em: http://www.ufu.br/institucional. Acesso em: 9 abr. 2019.
SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o Projeto Construir. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...], Belo Horizonte, 2004.
TANCREDI, S. Cursinho AFIN da UFU. Disponível em: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/cursinhos-comunitarios/cursinho-afin-ufu.htm. Acesso em: 9 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Fábio Silva Borges, Henrique Ferreira Landim, Sabrina Nunes Vieira, Marcos de Souza Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.