Ações Formativas Integradas

relato de experiência e impacto sobre a terceira edição do programa em Patos de Minas

Autores/as

  • Fábio Silva Borges Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0001-8263-504X
  • Henrique Ferreira Landim Universidade Federal de Uberlândia
  • Sabrina Nunes Vieira Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos de Souza Gomes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49947

Palabras clave:

Ações Formativas Integradas., Campus Patos de Minas., Cursinho Pré-Enem Gratuito

Resumen

Este texto relata a experiência de execução da terceira edição do Programa Institucional de Extensão Ações Formativas Integradas (AFIN), da Universidade Federal de Uberlândia, no campus Patos de Minas. Tal projeto é voltado para os estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio, egressos do Ensino Médio oriundos de escolas públicas e bolsistas integrais da rede particular de Patos de Minas e região, oferecendo um cursinho pré-Enem gratuito, proporcionando uma preparação de qualidade para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Sendo assim, toda a estrutura do projeto desenvolvido é descrita, bem como o perfil social e educacional do aluno cursista recebido, os resultados das aprovações obtidas ao final da edição do Programa, as dificuldades encontradas para a sua realização, as melhorias implementadas em relação às edições anteriores e o impacto sobre a comunidade local.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Silva Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; Graduando em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do Programa Ações Formativas Integradas – Patos de Minas.

Henrique Ferreira Landim, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do Programa Ações Formativas Integradas – Patos de Minas.

Sabrina Nunes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora associada I na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Patos de Minas, Brasil; coordenadora do Programa Ações Formativas Integradas – Patos de Minas.

Marcos de Souza Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil, com estágio sanduíche na Universidade do Algarve, Faro, Portugal; professor adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Patos de Minas, Brasil.

Citas

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; WAISELFISZ, J. J. Brasília-DF: Flacso, OEI, MEC, 2015. 346 p.

ANDIFES. V pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação das Universidades Federais. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-perfil-socioeconomico-dos-estudantes-de-graduacao-das-universidades-federais/. Acesso em: 27 maio 2019.

GUIA DO ESTUDANTE. Guia de cursinhos populares de todo o Brasil. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/guia-de-cursinhos-populares-de-todo-o-brasil/. Acesso em: 20 jul. 2019.

GUIA DO ESTUDANTE. Mais de 70% dos alunos das universidades federais são de baixa renda. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/mais-de-70-dos-alunos-das-universidades-federais-sao-de-baixa-renda. Acesso em: 21 jul. 2019.

IBGE. Cidades e Estados do Brasil, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2019.

INEP. Edital Nº 16, de 20 de março de 2018. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2018/edital_enem_2018.pdf. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP. Matrículas no ensino médio: sinopse estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 20 jul. 2019.

MENEGON, R. R. et al. A importância dos projetos de extensão no processo de formação inicial de professores de educação física. In: JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA, 14., 2015, Marília. Anais [...]. Marília, 2015.

PORTAL UFU. Universidade Federal de Uberlândia: conheça a UFU. Disponível em: http://www.ufu.br/institucional. Acesso em: 9 abr. 2019.

SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o Projeto Construir. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...], Belo Horizonte, 2004.

TANCREDI, S. Cursinho AFIN da UFU. Disponível em: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/cursinhos-comunitarios/cursinho-afin-ufu.htm. Acesso em: 9 abr. 2019.

Publicado

2020-03-13

Cómo citar

BORGES, F. S.; LANDIM, H. F. .; VIEIRA, S. N.; GOMES, M. de S. Ações Formativas Integradas: relato de experiência e impacto sobre a terceira edição do programa em Patos de Minas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 258–272, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49947. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49947. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência